Imagem por @leonidassantana / freepik

A consulta aos valores esquecidos em bancos disponibilizados pelo Banco Central voltou a ser disponibilizada para consultas essa semana. Lançado em janeiro, o Sistema Valores a Receber (SRV) teve de ser retirado do ar após um número inesperado de acessos.

O que muitas pessoas ainda não sabem, é que é possível realizar a consulta para familiares já falecidos. No entanto, o procedimento dessa consulta é diferente do normal, sendo necessário fazer uma solicitação direta ao Banco Central.

Isso ocorre porque o Banco Central não permite a consulta por qualquer um, visto que essas informações são tidas como sensíveis. Também informaram que irão divulgar nos próximos dias, os procedimentos adotados para que terceiros legalmente autorizados também possam pedir o saque de valores. 

A orientação valerá para herdeiros, procuradores, tutores, curadores, inventariantes e responsáveis por menores não emancipados. Para realizar o saque em contas de falecidos com certeza será necessário ser feito pelo inventariante e com autorização da justiça. No caso do órfão ou o viúvo que não tenha o inventário pronto, é possível realizar a abertura do processo direto em um cartório, sem a necessidade de ir à justiça.

Como saber se eu tenho valores a receber? 

Para saber se você tem dinheiro esquecido em bancos, é preciso consultar o sistema do Banco Central. Confira abaixo o passo a passo: 

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br; 
  • Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;
  • Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar. É neste dia que você saberá o valor exato que tem a receber e solicitar a transferência, também pelo valoresareceber.bcb.gov.br. 

Como consultar se há valor a ser resgatado? 

O sistema criou um calendário para que as pessoas físicas e jurídicas possam pedir o resgate e saber o valor exato esquecido. Foram criados três períodos, definidos a partir da data de nascimento da pessoa ou de criação da empresa.

  • 7 a 11/3 – para nascidos ou empresas abertas antes de 1968 
  • 14 a 18/3 – para nascidos ou empresas abertas entre 1968 e 1983 
  • 21 a 25/3 – para nascidos ou empresas abertas após 1983 

É preciso ficar atento ao horário definido pelo site após a consulta. Confira se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h.

Antes de fazer o pedido é necessário ter em mãos certos documentos que comprovem seu parentesco com a pessoa a ser consultada.  É importante se atentar que assim como a conta para si próprio, para realizar um pedido ao Banco Central é necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro. Veja o passo a passo.

Recolhendo os documentos necessários

  1. Entre na página do banco central para descobrir quais documentos são necessários na hora de pedir uma informação de outra pessoa;
  2. Selecione o canal “Pela internet” ou “Por correspondência”, se preferir;
  3. Escolha o perfil correto para a sua situação.

Enviando o pedido

  1. Acesse o endereço do banco central;
  2. Clique em “Pedido de informação ao BC”;
  3. Clique em “Outro assunto”;
  4. Clique em “Pedir informação”;
  5. Entre com sua conta gov.br, ela precisa ter nível prata ou ouro;
  6. Continue a fazer o pedido.

O post Herdeiros podem sacar dinheiro esquecido de parentes já falecidos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui