A contabilidade de uma empresa deve se atentar a diversos procedimentos, é preciso que os profissionais prestem atenção em todos os detalhes, para não cometer erros em alguns processos, como o fechamento contábil.
Para uma empresa prosperar, a contabilidade é uma grande aliada da tomada de decisão, os demonstrativos e análises elaborados pelos profissionais contábeis são de grande valor para saúde financeira de um empreendimento.
No artigo de hoje vamos apresentar quais são os erros mais cometidos no fechamento contábil de uma empresa e mostraremos como evitar cada um deles.
Boa leitura!
O que é fechamento contábil?
O fechamento contábil é um processo onde são identificadas e separadas todas as operações financeiras realizadas por uma empresa em um determinado período.
A finalidade desse processo é fornecer um controle financeiro através de informações confiáveis. Além disso, um fechamento pode garantir a saúde financeira de um empreendimento.
Um fechamento contábil elaborado de maneira correta tem grande serventia para uma empresa, esse demonstrativo auxilia gestores na tomada de decisão, com ele os administradores podem conhecer melhor o faturamento e as despesas da empresa.
Os erros mais cometidos em um contábil
Confira abaixo os erros mais cometidos em um fechamento contábil:
Não realizar o fechamento contábil periodicamente
Um fechamento contábil pode ser mensal, trimestral e até mesmo anual, porém, quando for definida uma periodicidade para elaboração do fechamento da sua empresa, ela deve ser seguida.
Não respeitar a frequência determinada pode ocasionar uma série de problemas para sua empresa, afinal, para realizar uma comparação entre os períodos e avaliar os resultados com mais exatidão, uma frequência é indispensável.
Portanto, se você realizar o fechamento contábil trimestralmente (ou com outra frequência), é fundamental que o fechamento seja elaborado com essa mesma frequência.
Não ter organização
A falta de organização pode ser uma das grandes inimigas de um fechamento contábil bem elaborado, é necessário organizar toda documentação para que todas as informações sejam lançadas corretamente.
Organize os documentos por categoria e considere a ordem cronológica dos comprovantes, enfim, organize toda a documentação, separe elas e se certifique que todas as informações serão lançadas corretamente.
Considerar Valores não creditados
Esse erro acontece quando o profissional responsável pela elaboração do fechamento contábil não leva em consideração que um determinado pagamento pode não acontecer e o lança como parte da receita.
Isso pode ocasionar diversos problemas, além de mostrar resultados irreais para os gestores da empresa. Quando o contador considera valores não creditados a empresa pode acabar utilizando um saldo que não existe no caixa.
Essa prática pode gerar diversos problemas para empresa, portanto, só lance valores creditados.
Negligenciar pagamentos atrasados no fechamento contábil
Pagamentos em atraso devem ser considerados valores previstos para entrar na conta da empresa, porém, que não entraram. Os valores em atraso não podem ser considerados uma fonte de receita certa.
Na elaboração do fechamento contábil, não lance pagamentos em atraso como faturamento, não importa quem seja o devedor. Afinal, a inadimplência é um problema real que deve ser considerado.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Fechamento Contábil: Saiba quais são os erros mais cometidos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui