A escrituração de livros contábeis é dever da contabilidade de uma empresa, para realizar essa tarefa com sucesso, o profissional responsável deve estar atento a todos os detalhes das escriturações.
Os profissionais contábeis de uma empresa devem se manter atualizados sobre todas as regras e normas, estar sempre se atualizando é preciso para acompanhar as mudanças e evitar erros.
Portanto, vamos te apresentar nos próximos tópicos deste artigo os erros mais comuns que acontecem durante a escrituração de livros contábeis e mostraremos como você poderá evitar esses erros.
Quais são os livros contábeis?
Os livros contábeis registam as operações realizadas por uma empresa por meio das escriturações, por meio dessas informações se pode analisar diversos pontos da empresa, como lucros e investimentos, por exemplo. E, desta maneira, definir uma estratégia para empresa.
Conheça os principais livros contábeis:
- Livro Diário;
- Livro Razão;
- Livro Caixa;
- Livro de Registro de Inventário;
- Livro de Registro de Prestação de Serviços;
- Livro ou Fichas Razão;
- Livro Registro de Duplicatas;
- Livros Auxiliares cuja finalidade é auxiliar o Livro Diário e reduzir o volume de informações presentes nele.
Principais erros
Alguns erros encontrados com mais frequência na escrituração de livros contábeis são os seguintes:
- Valores lançados incorretamente;
- Lançamento em duplicidade de valor;
- Borrões ou rasuras;
- Erros na redação; e
- Erros de cálculo.
Veja como esses e outros erros podem ser retificados:
- Lançamento retificativo: Ele retifica as contas lançadas incorretamente e desta maneira, é possível realizar todo estorno do lançamento e após isso, realizar o registro do valor correto.
- Estorno: Pode ser usado com a finalidade de realizar a correção da duplicidade de lançamentos ou pelo erro no lançamento da conta, seja ela debitada ou creditada.
- Lançamento de transferência: Promove o lançamento da conta debitada ou que foi creditada incorretamente, sendo feita a transposição do valor de fato para a conta devida.
- Lançamento complementar: pode ser utilizado para complementar um lançamento realizado de menor importância.
- Borrões e rasuras: nesse caso é necessário realizar a ressalva incluindo informações como data e assinatura ao lado da rasura. Esse procedimento deve ser feito pelo profissional contábil.
- Ressalva: é utilizado para correção de erro de redação, essa retificação é realizada no próprio histórico, utilizando algumas expressões para corrigir esse erro de escrituração dos seus livros contábeis.
Esses foram os erros no caso de escrituração de livros contábeis e as soluções para esses problemas. Tenha atenção ao realizar a elaboração dos seus livros, para evitar os erros que citamos acima.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Escrituração de livros contábeis: Veja os principais erros e como corrigi-los apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui