Imagem por @javi_indy / freepik

O que é missão, visão e valor de uma empresa?

A tríade de conceitos, missão, visão e valor, são consideradas ferramentas essenciais para a gestão organizacional da empresa, independente do tamanho do negócio, são utilizados para direcionamento e definição das estratégias de negócio adotadas pela empresa.

Qual a importância da missão, visão e valor para a empresa?

A definição dessas ferramentas possibilita à empresa, alinhar as metas e realizar análises para decidir o presente e futuro da empresa.

Esses conceitos são dispositivos que ajudam a orientar a equipe de colaboradores e lideranças, além de permitir um maior envolvimento destes nas atividades da empresa.

Com esses direcionamentos, até o processo de selecionar colaboradores fica mais simples, e pode ser utilizado teste de fit cultural nas etapas, para verificar se eles poderão se adaptar aos valores e princípios da empresa.

Outro ponto importante na decisão e uso dessas ferramentas é que elas vão mostrar ao mercado a personalidade da empresa, e são um reflexo da sua cultura organizacional.

O que é Cultura organizacional?

Também chamada de cultura empresarial e corporativa é um conceito que estabelece a forma como a organização comanda seus negócios, e define como vai ser seu relacionamento com funcionários e parceiros.

Essa cultura conta com um conjunto de valores, práticas, políticas e comportamentos que externam as ideias do negócio e de seus gestores.

Como definir a missão, visão e valor da empresa?

Antes de tudo, é importante refletir que esse trio vai permear toda a trajetória da empresa, e devem ser aspectos que fazem parte de uma visão mais ampla sobre os objetivos do seu negócio.

Uma boa opção é observar negócios que você admira e usar como inspiração, avaliando se elas se enquadram nos quesitos de relevância de missão, visão e valores, se mostram realmente o benefício do negócio, inspiram as pessoas e são simples a ponto de se tornarem memoráveis.

Para novos negócios, a definição dessa tríade vai ser o pontapé inicial para fazer o planejamento estratégico, e os valores definidos devem ser legitimados durante todo o período de existência da empresa.

Missão

A missão de uma empresa é, de forma simplificada, a razão de ser do negócio. Ela estabelece qual será o benefício gerado pela empresa para seu público.

A empresa é um ser vivo e passível de mudanças, sendo assim, a missão pode ser alterada ao longo do tempo.

Ela deve ser curta para ser lembrada, porém deve trazer inspiração e ser desafiadora para os colaboradores e parceiros se sentirem motivados a sempre oferecerem uma ótima entrega ao público alvo da empresa.

Como definir a missão?

O primeiro passo é decidir qual o tipo de benefício que a empresa entrega ao público, seguido de evidenciar qual será o diferencial competitivo que separa sua empresa dos concorrentes.

Logo depois, deve-se verificar se há algum interesse especial que pode ser utilizado na missão do negócio. E com tudo isso em mente, criar uma frase, simples e de preferência curta, que informe o benefício, o diferencial e se for adequado, informar também o interesse do empreendedor. 

Após esse processo, é importante legitimar a frase junto aos interessados no negócio,e decidir se ela será a missão da empresa.

Sua importância

É fundamental que todos da organização tenham ciência e a usem como base para o trabalho que vão realizar no dia a dia, e a entreguem de forma correta aos clientes e parceiros.

A missão pode trazer um engajamento maior dos funcionários, e isso é um passo importante para o sucesso da empresa.

Visão

 A visão pode ser definida como a decisão sobre onde a empresa deseja chegar em um período de tempo determinado.

Após a definição da missão, a visão vem para estabelecer os objetivos a serem alcançados nos anos seguintes.

Para isso, é importante decidir de forma estratégica as metas e indicadores para alcançar esses objetivos, alinhados com as atitudes do presente.

Ela pode ser revista ao longo do tempo e adaptada se for necessário.

Como definir a visão?

É necessário estabelecer uma previsão de como você quer que a empresa esteja dentro de 5, ou mais anos. 

Dentro desse prazo, é importante existir metas ou indicadores de avaliação desses objetivos. Avaliar se as metas são possíveis de serem atingidas.

Faça uma descrição dos objetivos que a organização deseja atingir nesse período, e por fim, valide com os interessados no negócio.

Sua importância

É essencial ter bem delineados os objetivos e metas que a empresa tem que alcançar, no tempo determinado.

Pois assim, funcionários, líderes e os interessados na empresa podem acompanhar sua evolução dentro desse prazo, e avaliar seu desempenho e a necessidade de novas metas ou alteração das que já foram decididas.

Valores

Os valores são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Ou seja, é a definição dos princípios que guiarão o comportamento da organização.

Como definir os valores?

É preciso estabelecer uma lista de atitudes pelas quais a empresa deseja ser reconhecida, lembrada e estimada, e que vão permear o futuro do negócio.

Sua importância

Através dos valores, é possível guiar os colaboradores, e motivá-los a seguir as atitudes e ideais da empresa, para firmar as relações da organização com seus fornecedores e clientes.

Exemplos de missão, visão e valor

Uma forma de inspiração é conhecer os ideais escolhidos por organizações de sucesso, e assim, ter parâmetros para designar as suas declarações de missão, visão e valores.

A seguir, temos alguns exemplos de cada conceito da tríade, que empresas de sucesso escolheram para serem seus princípios:

Missão 

  • Google

“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”

  • Banco Cora

“Oferecer um serviço eficiente, descomplicado e acessível à rotina dos mais diferentes perfis empreendedores”

Visão 

  • Nubank

“Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”

  • Banco Inter

Oferecer serviços financeiros diferenciados com qualidade, agilidade, transparência e segurança para a sociedade”

Valores

Alguns valores que podem ser úteis na hora de pensar em um norte que sua empresa deve seguir, sem esquecer que cada empresa tem suas características próprias.

  • Integridade e honestidade;
  • Sustentabilidade;
  • Ética;
  • Responsabilidade Social;
  • Inovação

Missão, Visão e Valores da Facilite

Facilite  é uma empresa que quer realizar a contabilidade do seu empreendimento de forma simples, humanizada e sustentável.

E os valores que guiam nosso trabalho são a Ética, Parceria, Empatia, Atendimento, Expertise, Transparência e Proatividade.

Avalie bem e reflita se as declarações de missão, visão e os valores da sua empesa são viáveis de ser praticados no dia a dia, para que o seu negócio seja um sucesso.

Precisando de assessoria contábil, ou quer tirar alguma dúvida? Fale com um de nossos contadores!

Por MILEIDE SOUSA

Original de Facilite

O post Veja como estabelecer a missão, visão e valor de uma empresa apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui