O sonho de qualquer empreendedor é obter êxito no seu negócio. Para isso, são necessários planejamento financeiro empresarial, estabelecer metas e objetivos, mas também existe outro item que deve ser considerado: a margem de lucro.
Vamos ver aqui os principais fatores a serem considerados para fazer esse cálculo, e qual a sua importância.
O que é lucro?
Antes de nos aprofundar sobre o que é a margem de lucro, primeiramente discutir o que é lucro.
Lucro nada mais é do que a diferença entre o faturamento das vendas e os custos da produção de um produto ou serviço executados.
Para simplificar a visualização, vejamos o cálculo sobre o lucro:
lucro bruto = receitas totais – custos
Agora sim, vamos nos aprofundar sobre o que é margem de lucro, e suas variações.
Margem de lucro bruta
A margem de lucro é um item de suma importância para acompanhar a lucratividade do seu negócio, e assim saber se ele está se desenvolvendo conforme o planejado.
Muitos empreendedores não sabem fazer o cálculo de forma correta, e isso pode afetar negativamente os objetivos financeiros da empresa.
Para calcular a margem de lucro ou margem de lucro bruta utiliza-se fórmula simples: dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100, para obter a porcentagem.
A margem de lucro bruta é um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais.
Veremos um exemplo mais prático. Se uma empresa teve faturamento de R$50 mil em um mês, e os custos totais nesse mesmo período foram de R$ 15 mil , sua margem de lucro será R$ 35.000, ou 70%, como vemos abaixo:
Receita total: R$50.000
Custos: R$15.000
Lucro: R$50.000 – R$15.000 = R$35.000
Margem de lucro: R$35.000/R$50.000 = 0.70 x 100 = 70%
Após o cálculo, essas são informações sobre os lucros, necessárias em situações que precise ser informada a lucratividade da empresa, como apresentar a bancos, investidores entre outras.
Margem líquida
Na margem líquida é necessário abater, além dos custos de execução, os impostos sobre o faturamento, encargos e tributos de folha de ponto e outros, aluguel e contas de manutenção do lugar físico, despesas mensais como telefone, água, luz e etc., e despesas com pessoal.
Ou seja, a margem de lucro líquida vai ser o lucro bruto, menos as tributações e despesas físicas variáveis.
A fórmula para o cálculo de margem líquida é :
Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100
Usando a mesma empresa do exemplo acima, vamos ver na prática:
Receita total: R$50.000
Custos de execução dos serviços: R$15.000
Impostos: R$ 2.000
Despesas fixas e variáveis: R$ 3.000
Lucro líquido: R$50.000 – R$15.000 – R$ 2.000 – R$ 3.000 = R$ 30.000
Margem de lucro líquida: R$30.000/R$50.000 = 0.60 x 100 = 60%
Margem operacional
Com base nas despesas operacionais, a chamada margem de lucro operacional é calculada subtraindo da receita total, todas as despesas comerciais.
As despesas comerciais são todas as que permitem o funcionamento do negócio e da operação, desde os custos com relação à produção, até mesmo os casos de depreciação.
Voltando ao nosso exemplo, vamos supor que houve despesa operacional de R$ 2.000, fora o que já foi utilizado na execução dos serviços. Então, subtraímos da receita total, o valor operacional de R$ 2.000 mais os custos de R$15.000,00 e os impostos, temos R$31.000. Para chegar ao lucro operacional, precisamos dividir esse valor pela receita total, tendo algo como 0,62, ou 62%.
Qual é a margem de lucro ideal para uma empresa?
Não existe margem de lucro ideal para todas as empresas, mas sim a ideal para o momento e para a situação que a empresa se encontra.
A margem também pode variar de acordo com a área de atuação da empresa, e em qual país ela está estabelecida.
Existem pequisas que sugerem a margem de 8% para indústria, e a partir de 20% e para as empresas de serviços.
Porém, para definir uma margem saudável é necessário levar em conta a receita por cliente ou contrato, além do volume total de faturamento.
Para o PROCON, uma margem de lucro considerada abusiva, é quando há uma cobrança final ao consumidor, de até 20% a mais do que a que foi paga nos pontos de vendas pelo mesmo produto, entregue pelo distribuidor.
Sugestões que podem facilitar a definição de um lucro ideal para sua empresa
- Precificação correta: verificar qual a margem praticada no mercado, com base no ramo do seu negócio, e mesmo que a margem de lucro seja baixa, se o montante for alto, vai valer a pena pelo volume.
- Planejamento de custos e despesas: para calcular o valor do produto, é importante fazer o planejamento levando em consideração os custos e as despesas com esse produto ou serviço.
- Não focar tanto no lucro, mas sim na margem: importante estipular preços de acordo com sua demanda no mercado. Se for um produto recorrente, a margem pode ser menor, mas no fim do mês o valor compensará. O pensamento sobre a margem deve considerar as formas de atingir um mercado mais amplo.
Dicas para uma precificação adequada
Para definição de um preço justo e alinhado com o praticado no mercado é importante fazer o cálculo conforme a gestão financeira do seu negócio, e analisar de forma estratégica quais os valores de entrada e saída, para obter uma maior definição dos objetivos desejados.
Outra dica é inserir a margem de lucro em receitas recorrentes. Receita recorrente é vender produtos ou serviços de forma repetitiva, ou seja, criar um “pacote” que é oferecido aos clientes de forma mensal ou periódica.
Um dos benefícios desse tipo de receita é a garantia de recebimento de um valor definido, num determinado período de tempo. Para o cliente seria a comodidade e ganho de tempo na compra.
Outra vantagem é não ter que estipular metas de novos clientes por mês, por exemplo, trazendo certa segurança ao empreendimento e facilitar em situações de crises.
Com isso, há mais garantias de aumentar o faturamento e melhorar também a margem de lucro. E, com a expansão da frequência de vendas e maior quantidade de produtos, de forma geral o lucro também aumentará.
Rentabilidade por cliente
Para empresas prestadoras de serviços, a análise deve ser feita detalhadamente e separadamente de acordo com os clientes.
Ao invés de fazer uma análise geral das despesas dos clientes, é importante realizar os cálculos de custo com os serviços executados de forma individual, para que a análise seja mais acurada.
E assim, dividir os esforços de forma correta e personalizar os atendimentos de acordo com a importância de cada cliente.
Considerações finais
É de extrema importância ter valores de custo e despesas, em relatórios bem apurados sobre a situação financeira da empresa. Com eles, o processo para definir a margem de lucro, e a empresa obter êxito, fica mais assegurado.
Para facilitar a análise das questões, e da definição da margem lucro, busque o auxílio de uma contabilidade.
Assim, com um profissional qualificado e que saiba a situação financeira da sua empresa, é uma boa forma de ter uma opinião mais apurada sobre como definir a margem.
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Fonte: Jornal Contábil
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