Abrir uma empresa pode ser algo muito burocrático e confuso para muitos empreendedores, portanto, um meio de simplificar esse processo é totalmente válido para ajudar a abertura de um empreendimento, com isso, foi criado o Balcão Único.
O Balcão único tem a finalidade de simplificar o processo de abertura de empresas através do preenchimento de um formulário digital, facilitando a vida de muitos empreendedores.
Na última quarta-feira (13) uma expansão foi anunciada pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e mais sete estados aderiram ao Balcão Único, totalizando 24 estados participantes.
Balcão Único
O Balcão Único é uma solução tecnológica cujo objetivo é simplificar a abertura de empresas, nesse programa um formulário digital é preenchido e uma empresa pode ser aberta de forma rápida, simplificada e automática, sem precisar sair de casa.
Pelo sistema, a coleta das informações é feita por meio de formulário digital único, pelo qual o empresário realiza o registro da empresa e já obtém o CNPJ (número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
O coordenador-geral do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia, Frederico Cunha, afirmou que o Balcão Único, e outras medidas de simplificação adotadas pelo Governo Federal, têm garantido agilidade e melhorado o ambiente de negócios no país.
O coordenador afirmou que o Balcão Único tem um tempo médio de um dia e 19 horas para a abertura de empresas.
Novos estados
Ao todo 24 estados já participam do Balcão único e estão aproveitando a simplificação no processo de abertura de empresas, os novos estados que estão participando do Balcão Único são os seguintes:
- Acre;
- Amapá;
- Amazonas;
- Ceará;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul; e
- Roraima.
Agora confira abaixo os 24 estados que integram o Balcão Único:
- Acre;
- Amapá;
- Amazonas;
- Ceará;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Roraima;
- Paraná;
- Piauí;
- Rondônia;
- Maranhão;
- Alagoas;
- Goiás;
- Sergipe;
- Tocantins;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Pernambuco;
- Bahia;
- Pará;
- Rio Grande do Sul; e
- Distrito Federal.
O coordenador-geral do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia, destacou a efetividade do Balcão único:
“Chegamos a 24 estados e em um tempo médio de um dia e 19 horas para a abertura de empresas, agora no final de março. Praticamente um terço do tempo médio que tínhamos em janeiro de 2019, quando demorávamos, em média, 5 dias”, afirmou o coordenador-geral, ao participar da live de anúncio inclusão dos 7 estados.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Balcão Único: 24 estados estão participando, saiba quais são! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui