Imagem por @pvproductions / freepik

Em um cenário de inflação e juros elevados, investir num projeto arquitetônico pode fazer toda diferença no custo da obra. O setor de construção civil tem sofrido com a escalada de preços de materiais, conforme mostra o Índice Nacional do Custo de Construção (INCC) que mistura materiais, serviços e mão de obra. Até janeiro, a alta acumulada foi de 13,7%, puxada pelo item de materiais, equipamentos e serviços (21,25%). A mão de obra ficou 6,45% mais cara no mesmo período. “Além do preço elevado, tivemos de lidar com a falta de material e prorrogação dos prazos de entrega”, diz Danilo Duarte, CEO da Conecta Reforma.

Esse é um dos problemas contornáveis pelo arquiteto com a montagem de um projeto eficiente, de acordo com a expectativa do cliente, e dentro do orçamento. Daí a importância de escolher um profissional que se conecte com o estilo de cada um.  O trabalho une sustentabilidade e economia, para que o resultado seja contemporâneo, sem gastar muito insumo, inclusive, e causar grandes impactos ao meio ambiente.

Só isso já valeria o investimento. Mas o projeto arquitetônico vai além: detalha e especifica todas etapas de uma obra, funcionando, também, como um seguro contra imprevistos. “Além disso, define a melhor forma de distribuir os espaços corretamente, a ventilação, a escolha dos materiais adequados para cada ambiente e ainda pensa nas instalações elétricas e hidráulicas, para que sejam executadas de acordo com as normas de segurança”, diz.

Outro ponto importante do projeto é prever o uso adequado da luz, a fim de evitar a falta ou excesso de luminosidade e, também, prevenir outros erros comuns, como o uso de luzes frias em ambientes que pedem luzes mais quentes e vice-versa. “Como se vê, o projeto arquitetônico é de extrema importância para uma obra, permitindo assim uma previsibilidade da construção, evitando retrabalhos que demandariam maior tempo e custos”, completa Duarte.

Confira 5 benefícios do projeto arquitetônico:

1. Visualizar previamente a reforma antes de iniciá-la

O arquiteto conta com experiência em transformar aquilo que os clientes imaginam em realidade, pois o projeto não pode ser somente bonito, ele tem que ser funcional, baseado nas necessidades e sonhos, mantendo uma coerência técnica.

2. Reduzir gastos

Um projeto arquitetônico bem elaborado minimiza erros e planeja os gastos da obra, definindo a quantidade necessária de materiais para evitar desperdícios ou falta. Também auxilia na escolha das marcas e materiais que vão proporcionar o melhor custo-benefício a longo prazo.

3. Proporcionar conforto e melhorar a estética

Um imóvel com um bom projeto arquitetônico é confortável, pois possui ambientes e acessos descomplicados, com usabilidade e funcionalidade garantida. O arquiteto é capacitado ainda para saber combinar tudo de forma harmônica, de modo que se crie um ambiente aconchegante e bonito, dentro do orçamento.

4. Evitar erros

O projeto arquitetônico mapeia todos os passos a serem realizados na obra. Isso permite diminuir possíveis erros, por exemplo, um número de tomadas insuficientes.

5. Planejar e cumprir prazos

Um ponto bem importante quando se fala de reforma, é elaborar um cronograma de obras. Com o auxílio do projeto, a empresa que vai fazer a gestão e execução de sua obra conseguirá elaborar um cronograma com datas mais assertivas.

Fonte: Conecta Reforma

O post Como economizar na hora de construir e reformar mesmo com a inflação? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui