Imposto de Renda - Imagens por @leonidassantana @wirestock / freepik / editado por Jornal Contábil

O Imposto de Renda de 2022 vai até o dia 31 de maio, quem ainda não enviou sua declaração precisa começar a se planejar para enviar seu IR e pagar menos imposto ou receber uma restituição maior.

Muitos contribuintes possuem dúvidas sobre como receber uma restituição maior ou pagar menos imposto, e como uma das formas de economizar, muitos acabam optando pela declaração conjunta.

Elaborar uma declaração conjunta pode ser algo que vai te beneficiar ou não, acompanhe os próximos tópicos e se informe melhor para o Imposto de Renda 2022.

Boa leitura!

Declaração Conjunta, o que é isso?

Uma declaração do Imposto de Renda conjunta é quando um contribuinte elabora sua declaração como titular e adiciona outro contribuinte como dependente, ou seja, ao invés de elaborar duas declarações, somente uma é elaborada.

Em uma declaração conjunta o declarante tem direito a uma dedução no valor de R$ 2.275,08 por dependente incluído no seu IR.

Entretanto, ao incluir dependentes na sua declaração do Imposto de Renda de 2022, é preciso ficar se atentar, pois, a renda dos seus dependentes também será considerada sua renda, assim como as despesas dedutíveis.

É preciso declarar a renda do seu dependente, os bens e direitos, valores em contas bancárias acima de R$ 140 em 31 de dezembro do ano passado, investimentos, dívidas e outras informações, como herança e doação recebida, quando existir.

Vantagens e desvantagens

A renda do seu dependente será considerada sua renda, mesmo que seja um salário baixo pode aumentar consideravelmente seus ganhos e acabar fazendo com que você seja obrigado a pagar mais imposto.

Entretanto, quando seu contribuinte não tem renda e conta com muitas despesas dedutíveis, é uma vantagem incluir ele na sua declaração do Imposto de Renda de 2022, afinal, ele aumentará a sua restituição.

O que mais compensa é adicionar dependentes que não tenham renda, pois a renda do seu dependente é somada a sua.

Imposto de Renda 2022: Declaração conjunta ou separada?

Declaração conjunta ou separada, qual apresenta mais vantagens? A resposta é: depende.

É necessário realizar a simulação no próprio programa do Imposto de Renda de 2022, e incluindo o dependente e seus dados e depois excluir o dependente, para saber o que compensa mais. 

A declaração conjunta só apresenta mais vantagens quando o dependente incluído apresentar mais despesas dedutíveis do que rendimentos tributáveis, gerando uma diminuição do Imposto ou aumento na restituição do seu Imposto de Renda em 2022.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O post Imposto de Renda 2022: Declaração conjunta ou separada? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui