Número de doadores de órgãos na Paraíba aumentou 271% em três anos

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o número de doadores de órgãos na Paraíba cresceu 271% nos últimos três anos.

Foram registrados 26 doadores efetivos de órgãos em 2021, enquanto em 2018 foram apenas sete doadores efetivos no estado.

O número por milhão de população (pmp) saltou de 1,7 para 6,4. 

A secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega, destaca que: “Essa conquista é fruto do comprometimento que o Governo do Estado tem com a saúde da população paraibana. Desde o início dessa gestão, passamos a ter um olhar diferenciado para a doação de órgãos e o resultado são vidas salvas e sonhos renovados por meio dos transplantes realizados”.

O número de doações e transplantes neste ano também aumentou em relação ao ano anterior. 

Foram realizados 14 doadores ativos e 94 transplantes.

As doações aconteceram em João Pessoa e Campina Grande. O aumento mais significativo foi observado após um declínio nos casos de covid-19.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Carvalho, enfatiza: “Começamos 2022 com números bastante positivos. Estamos atingindo nossa meta de uma doação por semana, além de ter alcançado um número expressivo de autorização familiar, que é reflexo do trabalho de conscientização realizado pela Central de Transplantes. Também é importante ressaltar o total apoio, incentivo e olhar sensível do Governo e da Secretaria de Estado Saúde como determinantes para alcançarmos esse patamar. A Paraíba segue no caminho certo”.

295 pessoas ainda esperam por um transplante de córnea, quatro esperam por um transplante de coração, 17 aguardam um transplante de fígado e 187 precisam de um transplante renal.

O post Número de doadores de órgãos na Paraíba aumentou 271% em três anos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui