Março registrou a taxa de inflação mais alta dos últimos 28 anos e o real tem o retrocesso na capacidade de ahorro. Cripto vs ouro, qual é hoje a melhor inversão?
A inflação de março no Brasil foi a mais alta dos últimos 28 anos, com uma taxa mensal de 1,62%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o incremento dos preços avançou 11,30% nos 12 meses do período acumulado.
A guerra entre Rússia e Ucrânia aceleraram os preços dos combustíveis e alimentos, e agora os hogares pesquisam novas alternativas de inversão: cripto vs ouro, entenda hoje qual é o melhor refúgio no futuro.
Inversão no cripto
O mercado cripto no Brasil se prepara para o receber o “Real digital” no segundo semestre e colocará ao país o primeiro em ter uma moeda digital soberana da região, com um sólido ecossistema de alternativas.
Com o Bitcoin como a estrela pelo suo valor nela cotação de criptomoedas, com um valor de crescimento para 2024 de USD 1.000.000 de acordo as estimações de Brian Estes, CEO e CIO do fundo de inversão “Off The Chain Capital”, as criptos avançam no mundo como uma opção paralela, sem intervenção direta dos bancos tradicionais.
Como investir em criptomoedas?
As criptomoedas podem transferir-se para qualquer pessoa desde uma conta em uma carteira digital sem necessidade de ter um intermediário. Logo, essas carteiras são distribuídas por corretoras e plataformas de investimento, embora alguns demandam aplicações de valor relativamente baixo.
Quais são os benefícios e riscos de investir em criptomoedas?
Vantagens das criptomoedas
- Liberdade de pagamento: com uma cripto, é possível enviar ou receber qualquer valor em qualquer lugar;
- Taxas baixas: Além disso, os pagamentos realizados com moedas digitais são processados com taxas baixas ou até isentas.
- Transparente: todas as informações sobre a oferta de unidades ficam disponíveis na blockchain para qualquer pessoa. Ninguém, nem nenhuma organização, pode controlar ou manipular o protocolo da moeda digital porque ele é criptografado.
Riscos de investir em criptomoedas
- Volatilidade: grandes ajustes de preços não são raros nas moedas digitais. Isso acontece exatamente porque, aos poucos, as criptomoedas estão ganhando visibilidade, o que atrai muitos novos usuários e acaba sobrevalorizando o ativo.
Inversão no ouro
O período de crise e inflação mundial post pandemia da Covid 19 e agora a guerra entre Rússia e Ucrânia, empurraram o preço do ouro no mercado internacional e as últimas projeções estimam que o metal pode crescer até 20% neste 2022.
O valor do recurso natural finito também não está sujeito às intervenções econômicas dos governos, e sua escassez não pode ser compensada por fabricação. Isso explica seu comportamento é visto hoje quase como uma garantia para combater a inflação.
Como investir no ouro
Para começar um investimento em ouro existem algumas opções de instituições negociadoras das quais se pode adquirir o metal. Estas são as três opções mais seguras:
- Joalherias: comprar jóias é uma das formas mais conhecidas de se investir em ouro embora, as joalherias podem adicionar uma avaliação especializada para aumentar seu valor real (mão de obra do joalheiro, marca, design e exclusividade);
- BM&F Bovespa: pela bolsa de valores é possível também realizar investimento em ouro. Adquirindo lotes de 250, 10, e 0,225 gramas que depois as corretoras disponibilizam das compras e os contratos necessários;
- Fundos de capital: é possível investir em ouro por meio de fundos de capital de bancos ou instituições financeiras, que repassam a variação do ouro, que oferecem proteção no caso de queda da cotação do metal, garantindo a estabilidade do valor investido.
Riscos de investir no ouro
Atualmente, investir em ouro é uma modalidade mais indicada para se proteger da inflação mundial, diversificar sua carteira e adicionar estabilidade a seu patrimônio.
Porém, a compra e venda do metal pode ter três riscos mais próximos:
- Momentos de baixa liquidez: este cenário não é o atual. Na predicción de Byron Wein, vicepresidente do grupo inversor Blackstone e antigo responsable de investimentos nos Estados Unidos do banco Morgan Stanley, ou metal pode crescer 20% anual;
- impossibilidade de intermediar pagamentos: seu valor está sujeito às intervenções do livre mercado (oferta-demanda);
- custeio de manutenção com segurança.
O post Inflação recorde: cripto vs ouro, qual é hoje a melhor inversão? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui