O envio do Imposto de Renda (IR) de 2022 termina no final deste mês, no dia 31 de maio, porém, muitos contribuintes não enviaram suas declarações e estão enfrentando problemas como, por exemplo, a importação das informações do GCAP.
Diversos contribuintes declaram seus ganhos de capital no GCAP, mas, muitos deles têm enfrentado problemas para importar essas informações para o programa do Imposto de Renda em 2022, e como o prazo de envio do IR está chegando ao fim, é bom aprender.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba o que é o GCAP e como importar as informações deste programa para o programa do Imposto de Renda em 2022.
Boa leitura!
O que é o GCAP 2021?
O GCAP é o programa onde os contribuintes que obtiveram ganho de capital no ano de 2021 utilizaram para declarar seus ganhos e realizar a emissão do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Ou seja, por este programa o contribuinte informa ao Fisco toda categoria de acréscimo que tenha tido em seu patrimônio e lucro com alienação, além de troca ou venda de alguns bens.
E após isso, como citamos, também é por meio do GCAP que o declarante deve realizar a apuração dos seus ganhos e emitir o seu DARF para o pagar seu Imposto de Renda sobre o lucro.
Como importar o ganho de capital para o programa do IRPF?
Após diversos erros os contribuintes não sabem o que fazer para importar as informações presentes no GCAP para o programa do Imposto de Renda de Pessoa física de 2022, nós ajudaremos com base nas orientações da Receita:
A Receita Federal informou que os programas Programa do Imposto de Renda e o GCAP funcionam juntos.
Em nota para o Portal Contábeis a Receita Federal destacou que: “até semana passada os dois (programas) estavam na versão 1.3, porém o GCAP estava emitindo o DARF com prazo de 29 de abril. Antecipamos e lançamos a versão GCAP 1.4, emitindo os DARF com vencimento de 31 de maio”.
A Receita Federal destacou que a versão 1.4 do PGD IRPF que, permitirá a importação dos dados da versão 1.4 do GCAP, será lançada ainda nesta semana, instruindo que caso haja urgência para importar os dados do ganho de capital com a versão 1.3 do PGD IRPF, o contribuinte deve manter a versão 1.3 do GCAP.
Ou seja, para importar os dados do GCAP para o programa do IR será preciso atualizar os dois programas.
Com informações de Portal Contábeis, adaptado por Matheus Vinicius para jornal Contábil.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O post GCAP 2021: Saiba como importar para o programa do IRPF apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui