A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), começará a valer em todo o país a partir do dia 1º de junho, ou seja, daqui a exatos 30 dias.
Apesar de trazer diversas mudanças, os motoristas não serão obrigados a trocar o atual documento, que vai ser implementado aos poucos.
Conforme o cidadão vai pedindo a primeira via da habilitação, renovando o documento ou ainda para aqueles que solicitarem a segunda via do documento.
O que mudará na nova CNH?
A nova carteira de motorista será emitida em versão física, impressa ou ainda nas duas versões, que será a escolha do motorista.
O modelo passará por mudanças até em seu visual, que deixará de ter a cor verde como predominante e terá agora as cores verde e amarelo.
Com relação a informação do condutor, se o mesmo estará com a Permissão para Dirigir (PPD) ou ainda com o documento definitivo, a nova CNH apresentará a seguinte informação:
- Letra P para o motorista com permissão para dirigir;
- Letra D para o motorista com a carteira definitiva.
No verso do documento haverá um quadro com diferentes categorias de habilitação, essas categorias vão indicar quais veículos o motorista está habilitado para conduzir.
Outra mudança na nova habilitação é de indicar se o motorista utiliza o documento para trabalhar além do campo com observações que evidenciaram as restrições médicas.
A nova CNH também trará consigo o padrão internacional do documento, o que permitirá que a CNH utilizada no Brasil também possa ser utilizada para dirigir em outros países.
Novas categorias
Um assunto que chamou a atenção está relacionado às novas categorias do documento. Vale lembrar que as atuais letras (A, B, C e D), continuaram sendo utilizadas, contudo, serão combinadas entre si e acompanhadas pelo dígito 1.
A nova classificação seguirá o padrão europeu do documento de habilitação que permitirá um total de 14 categorias atribuídas a condutores, condutores de carga e condutores de pessoas.
Apesar de faltar apenas um mês para a implementação da nova CNH o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), ainda não revelou como funcionarão as novas categorias.
A expectativa é de que nas próximas semanas em audiências públicas o Contran possa definir como funcionarão essas novas “subcategorias” do documento.
Vou precisar trocar minha CNH?
Não! Quem possui o modelo atual da CNH em dia não precisará trocar o documento. Os motoristas que já são habilitados vão receber a nova CNH apenas nas seguintes situações:
- Ao renovar a habilitação;
- Ao adicionar uma categoria;
- Se precisar trocar algum dado impresso;
- Ou ao solicitar a segunda via do documento.
Os motoristas que tirarem a primeira habilitação após o mês de junho ou ainda for reabilitado já receberá a CNH no novo padrão.
Com relação a validade do documento e pontuação esses casos seguem inalterados e funcionam da seguinte forma:
Validade da CNH
Critérios de pontuação na CNH
O post Nova CNH começa a valer em junho, veja tudo o que vai mudar apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui