Portal da Nota Fiscal Eletrônica é o local onde o colaborador pode consultar e realizar a emissão de nota fiscal de maneira segura e fácil. Essa é a alternativa mais buscada, mesmo que existam outras gratuitas e pagas pelo mercado.
O objetivo do portal é colocar um fim no “retrabalho” que envolve o processo de emissão de nota fiscal eletrônica, aumentar a eficiência da emissão e, principalmente, interligar todas as informações levantadas em diferentes áreas de um mesmo negócio.
Em termos práticos, é a otimização da forma de como emitir nota fiscal. Essa é uma tarefa que, inevitavelmente, precisa ser realizada com regularidade, com o portal a ação que outrora era desgastante e demorada passa a ser mais ágil.
Pensando na importância do tema, o blog FoxManager reuniu em um único artigo as principais informações sobre o Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
O objetivo é que você saiba como fazer a consulta através do site e como se beneficiar com o serviço relacionado com a tão necessária NF. Agora, tire todas as suas dúvidas a partir dos seguintes tópicos:
- O que é NFe e qual a necessidade do Portal da Nota Fiscal Eletrônica?
- Como funciona a emissão de nota fiscal eletrônica?
- O credenciamento na Secretaria da Fazenda (Sefaz)
- Como realizar a consulta no Portal da Nota Fiscal Eletrônica
O que é NFe e o Portal da Nota Fiscal Eletrônica?
Para melhor entender a relevância do Portal da Nota Fiscal Eletrônica, nada melhor do que os conceitos mais básicos. Por exemplo, você sabe mesmo o que é a nota fiscal?
Bem, nota fiscal é o nome utilizado para definir o documento que serve para registro e detalhamento de uma venda/compra ou uma prestação de serviço. A parte mais importante é que esse documento possui validade jurídica e é imprescindível para a continuidade e sucesso da maioria dos negócios.
Via de regra, a emissão das notas fiscais é obrigatória em qualquer operação, já que é por meio delas que o Fisco consegue reunir os tributos apropriados sobre as transações das empresas. Inclusive, o fato de não emitir nota fiscal pode se configurar como sonegação de impostos e acarretar severas penalidades.
Para acompanhar o avanço das coisas, desde 2006, as notas fiscais em talões foram substituídas pelas notas fiscais eletrônicas ou NFe. Elas são bem mais práticas, modernas e ecológicas, além de mais eficazes para a fiscalização do governo quanto à gestão das informações de saídas e entradas nas empresas.
Então a NFe surge para facilitar o trabalho e a vida do contribuinte, enquanto agiliza o serviço da Receita Federal, sendo que isso já remete à necessidade do Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Afinal, o portal foi criado para unificar as informações e facilitar o acesso do contribuinte.
Assim ele tem mais controle sobre as transações, impostos pagos, faturamento e etc.
Como funciona a emissão de nota fiscal eletrônica?
Antes de chegar até o Portal da Nota Fiscal Eletrônica, é importante saber como funciona a emissão das NFe como um todo.
Primeiramente, nas operações e transações são gerados dados referentes. Eles são disponibilizados na internet para que sejam acessados por aqueles que possuem a chave de acesso da nota fiscal eletrônica, assim como para a Secretaria da Fazenda do estado. Em caso de envio de um produto para outro estado, é registrado também a Secretaria da Fazenda do estado destinatário.
A partir disso, se gera a via única do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, mais conhecido como DANFE. Ele destaca o código de acesso, além de um código de barras para ajudar na confirmação de dados dentro dos postos fiscais.
A circulação de mercadorias, as trocas e qualquer outra operação envolvendo os produtos ou prestação de serviço só são possíveis com esse documento. Por ser eletrônica, a nota fiscal tem acesso facilitado já que a empresa fica encarregada de transmitir os dados diretamente para a prefeitura utilizando o próprio sistema do Portal.
Mas isso exige um credenciamento. No próximo tópico você vai ver como fazê-lo!
Credenciamento na Secretaria da Fazenda
O credenciamento na Secretaria da Fazenda (Sefaz) é um daqueles passos indispensáveis. A ação é útil para emissões, para informações de pagamento aos contribuintes, para validação, para recebimento de prazos e afins.
No entanto, nem todos sabem como proceder nesse momento e a ajuda de profissionais da área de contabilidade ou empresários mais experientes no assunto costuma ser muito valiosa.
Agora, tomemos como exemplo a emissão de nota fiscal paulista. No caso do estado de São Paulo, o credenciamento exige uma senha do Posto Fiscal com o CNPJ do contribuinte. Fora que é preciso acompanhar o estado do credenciamento e outras particularidades.
Isso significa que é preciso estar sempre por dentro dos assuntos de certificação, algo que pode ser feito pelo Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
Você pode clicar aqui para acessar a NFe paulista, no entanto, alguns estados não têm link direto para o credenciamento. Nesses casos, é possível verificar com um profissional do órgão ou um contador outras vias para resolver o processo.
Consulta no Portal da Nota Fiscal Eletrônica
Esse é o momento de aprender a realizar a consulta no Portal. Tudo pode ser feito de forma bem fácil e rápida, justamente para seguir a proposta de otimização do processo como um todo. Seja para emissão, consulta ou impressão.
Para consulta, especificamente, é preciso passar pelo seguinte passo a passo:
- Acesse o site oficial do Portal da Nota Fiscal Eletrônica pelo seu celular ou computador;
- Em seguida, selecione a opção “Consultar NFe”;
- Para dar continuidade, insira a chave de acesso;
- Se você ainda não tenha anotado o número da sua chave, basta conferir os 44 dígitos recebidos com o DANFE;
- Uma vez localizados, forneça os dígitos e vá para o próximo passo;
- Faça a validação do captcha, ou seja, digite os 6 caracteres da imagem mostrada na caixa seguinte;
- Clique em “Continuar”;
- Uma nota será exibida na página, mas para que a consulta continue você precisa que o navegador esteja habilitado para gravação de “cookies”;
- Se assim desejar, faça a impressão do documento no ícone situado no final da página.
E pronto! Você já pode fazer a sua consulta.
Assim como o portal NFe, outra plataforma online que permite uso de funcionalidades e benefícios aos empresários é o software de gestão ERP online grátis.
Fonte: FoxManager
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Saiba como consultar o Portal da Nota Fiscal Eletrônica apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui