O sonho de muitas pessoas é empreender, mas aí surge aquela dúvida, que pode nos impedir de levar os projetos à frente: é possível empreender com o nome sujo? Posso abrir MEI mesmo tendo essa restrição? Fique tranquilo, a resposta é SIM!
Até parece estranho, mas você pode sim começar um negócio mesmo tendo restrições financeiras. Deixar de honrar dívidas como pagamentos de compras, mensalidades ou parcelas de crediário, faz com que os locais onde você contraiu essa dívida restrinjam seu CPF para outras compras e créditos.
O “nome sujo”, que é um termo popular para restrição de crédito, não é um limitador para abrir MEI, mas listamos aqui alguns os principais motivos que podem sim impedir você de ter um CNPJ MEI:
- Pendências com o CPF: confira se os dados do seu CPF estão atualizados. Podem existir pendências com algum dado faltante, ou com a informação sobre o nome da mãe no cadastro do CPF. Você pode regularizar a sua situação cadastral no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios;
- Título de eleitor: se você fez alguma alteração no seu título de eleitor, confira se os dados estão atualizados no sistema. O título pode não estar atrelado ao seu CPF, e nesse caso será necessário procurar os órgãos responsáveis (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) para a regularização do referido número no CPF;
- Estrangeiros não possuem Título de Eleitor, e nesse caso a única forma de abrir MEI é ter feito a declaração de Imposto de Renda, além de visto permanente e CPF;
- Idade Mínima: para abrir um MEI é preciso ter 18 anos, ou no mínimo 16 anos com emancipação;
- Sociedades em outras empresas: Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.
Dependendo da situação, podem ocorrer falhas de sistema ou instabilidade de algum órgão. Nesse caso é preciso esperar depois da negativa e tentar novamente depois.
Resolvendo problemas e prevenindo dores de cabeça!
Algumas dicas para tornar a sua vida financeira mais saudável:
- Programação financeira: quer empreender e começar direitinho? Que tal já ir se programando? Faça seu planejamento financeiro, entenda o que entra e o que sai de dinheiro para não ter problemas com as contas;
- Cuidado com dívidas: evite dívidas o máximo possível: controle os gastos do cartão de crédito, programe-se para ter suas contas e boletos essenciais pagos (água, luz, internet etc.). Tome cuidado com a emissão de cheques ou aqueles empréstimos que parecem que podem salvar suas contas, pois eles podem se tornar dores de cabeça futuras na hora de deixar as dívidas em dia.
- Consulte a Receita Federal: de tempos em tempos, consulte também sua situação junto à Receita Federal: mantenha seus dados corretos, compareça ao local se solicitado e, caso tenha pendências para pagar, regularize o quanto antes, para que isso não impeça a aprovação de abertura do seu MEI.
- Limpe seu nome sujo: caso você esteja com nome sujo no SPC ou Serasa, consulte os serviços de regularização de nome online que ambas plataformas oferecem (clique nos links e confira). Com ajuda deles você consegue ter a visão geral dos seus débitos e negociar a quitação deles de uma forma que caiba no seu bolso. A partir daí você gera os boletos, paga e vai deixando a vida em ordem.
- Quite suas dívidas: a partir da quitação de suas dívidas, em média em 5 dias úteis você fica com nome limpo. Fique de olho se sua dívida possui mais de cinco anos ou está em processo de renegociação pois isso pode impactar o processo de limpeza de nome. Nesses casos, procure ajuda nos próprios órgãos competentes para que eles te ajudem nesse processo.
Via MEI Fácil
Fonte: jc