O Brasil vem batendo recordes de pessoas inadimplentes, segundo dados da Serasa relacionados ao mês de fevereiro, mais de 65 milhões de pessoas em todo país estão com o nome negativado.
Ainda conforme dados da Serasa, os maiores vilões por essas dívidas que negativam os brasileiros são os empréstimos e cartões de crédito, responsáveis por 28,17% de todo esse número.
Contudo, um outro lado revela que a inadimplência está acontecendo também em gastos essenciais das pessoas, como as contas básicas de água e de luz, que hoje representam 23,21% dos motivos que negativaram mais de 65 milhões de pessoas.
No entanto, mesmo com o nome sujo não dá para parar a vida, é necessário ainda correr atrás dia após dia do sustento assim como com a esperança de uma melhor situação financeira e consequentemente pagamento de tudo que está em atraso.
Todavia, quando uma pessoa tem o nome negativado, muitas pessoas pensam em quais são os prejuízos que ela terá que enfrentar por estar com o nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Nesse sentido, vamos abordar quais são estes problemas que uma pessoa pode ter e se isso pode causar algum impedimento inclusive na hora de abrir uma conta em banco.
O que acontece com quem está com nome sujo?
Na realidade, nada! A pessoa com nome sujo por algumas simples contas em atraso como de empréstimo, cartão de crédito, água ou luz não terá grandes prejuízos.
Acontece que essas pessoas, ao serem negativadas são identificadas nos órgãos de proteção ao crédito como mau pagadoras, logo, o maior prejuízo que essas pessoas podem sofrer é não conseguir acesso a serviços financeiros.
Dentre esses serviços que ficaram cada vez mais difíceis de acessar temos a solicitação de um cartão de crédito, a contratação de um empréstimo, a abertura de crediário em lojas, a realização de um financiamento dentre outras.
Contudo, em situações um pouco mais delicadas em que altos valores são devidos, bens como imóveis e veículos podem ser bloqueados pela Justiça, assim como a Justiça pode determinar que o dinheiro no banco seja utilizado para quitar os débitos.
Posso abrir conta em bancos?
Apesar de estar com nome sujo dificultar o acesso a serviços de crédito que são normalmente oferecidos por bancos, nada impede que o cidadão mesmo que negativado abra uma conta-corrente em um banco.
Tanto conta em bancos digitais quanto em bancos “tradicionais”, podem ser abertos por quem está negativado, contudo, serviços de crédito podem acabar não sendo liberados.
Todavia, vale lembrar que as instituições financeiras não são obrigadas a aceitar o pedido de abertura de conta e podem estabelecer seus próprios critérios para abrir ou não a conta de uma pessoa.
Contudo, essa situação do banco negar a abertura está cada vez mais rara e dependendo da movimentação e bom relacionamento com o passar do tempo, onde o banco acaba ganhando mais confiança em suas transações, mesmo com nome sujo o banco poderá conceder opções de crédito mesmo que com valor mais baixo.
O post Quem tem nome sujo pode abrir conta em banco? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui