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Os brasileiros de todos os estados do país contam agora com o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, apelidada de novo RG Digital.

O novo RG digital será o documento oficial dos brasileiros, logo, os cidadãos de todo país precisam tomar conhecimento sobre o novo documento, como o que muda, os prazos para emissão e onde emitir o seu.

Para o Governo Federal a mudança do atual modelo da Carteira de Identidade para o novo RG digital era inevitável tendo em vista que o objetivo da mudança além de trazer mais modernidade é deixar o documento mais seguro contra golpes e fraudes.

Mudança no RG

Para o governo, um dos principais pontos que fazem com que seja necessário a troca da atual Carteira de Identidade para o novo RG é devido a unificação do RG com o CPF, que será o número oficial do documento.

Isso porque, atualmente o cidadão que tira a primeira via do RG em um estado e solicita uma segunda via em outro, terá um número de RG no estado de origem e outro onde pediu a segunda via.

Acontece que cada estado cria seu próprio número de RG, logo, na prática, o cidadão que pedir uma nova via em cada estado consegue ter até 27 números de RG diferentes.

Agora com a unificação do RG onde o número do próprio documento será o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o governo conseguirá acabar com esse documento.

Qual o prazo para trocar o documento?

Apesar de já estar valendo, o prazo para os brasileiros trocarem o documento é extenso e todo cidadão terá tempo de sobra para pedir o novo RG, confira:

  • Crianças de 0 a 12 anos — O RG atual terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos — O RG atual terá validade por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos — O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Como pedir o novo RG digital

A emissão do novo RG digital já pode ser feita em todo o país, contudo, como a mudança é recente o governo deu o prazo até março de 2023 para os institutos de identificação se adaptarem às mudanças.

Sendo assim, até março de 2023 o cidadão que quiser tirar o RG deve se dirigir a uma unidade do Expresso Cidadão ou Poupa Tempo e perguntar se já estão emitindo o novo documento.

Caso estejam emitindo o novo RG, basta levar a certidão de nascimento ou casamento para ser efetuado o pedido que será emitido totalmente de graça.

O novo documento terá duas versões, uma em papel de segurança e outra em versão digital que será acessada pela plataforma gov.br do governo federal.

O governo federal informou que o novo RG não substitui nenhum tipo de documento que está em vigor, apenas a própria carteira de identidade atual.

Quais serão as informações do novo RG digital?

O novo RG digital terá:

  • Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;
  • Identificação do ente federativo que emitiu o documento;
  • Identificação do órgão expedidor;
  • Número do registro geral nacional;
  • Nome, a filiação, o sexo, a nacionalidade, o local e a data de nascimento do titular;
  • Número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular ou, se não houver, resumidamente, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento ou casamento;
  • Fotografia, em proporção ao formato 3×4 cm e a impressão digital do polegar direito do titular;
  • Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
  • Expressão “Válida em todo o território nacional”;
  • Data de validade, o local e a data de expedição do documento;
  • Código de barras bidimensional no padrão QR Code;

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Fonte: Jornal Contábil
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