Imagem por @Vectorium / freepik / Contran/Divulgação

Motoristas devem atentar na hora de trocar ou emitir a CNH. O modelo atualizado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começará a ser emitido a partir do dia 1° de junho. A nova CNH conta com várias mudanças e uma série de novos dispositivos. Dessa forma, os Departamentos Estaduais de Trânsito não expedirão mais o documento antigo.

Mas não é preciso se afobar e sair correndo para trocar o documento. A transição acontecerá de forma gradual, segundo o Contran. Quem for aprovado nos exames teórico e prático e aqueles que forem renovar a carteira de motorista já receberão a nova cédula. Para os condutores que ainda possuem a CNH dentro do prazo de validade, não será obrigatório fazer a troca agora. 

Quais as exigências para obter a nova CNH?

Apesar da alteração no design e algumas informações no documento, as exigências para conseguir a habilitação continuam as mesmas. Quem estiver interessado em obter a nova CNH precisa abrir o processo junto ao Detran do seu estado e realizar:

  • Exame médico de aptidão física;
  • Quadro com silhuetas de veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir.
  • Exame psicológico;
  • Aulas teóricas, com duração de 45h total;
  • Prova teórica;
  • Mínimo de 20 aulas práticas;
  • Prova prática de direção.

Atualmente, está tramitando no Senado Federal um projeto de lei que prevê o fim da obrigatoriedade de autoescolas no processo para tirar a carteira de motorista. Caso o texto seja aprovado e sancionado, os alunos poderão realizar as aulas com instrutor particular credenciado ao Detran.

O que a nova CNH traz de novidades?

O documento atualizado deve se aproximar do padrão internacional, com identificação em português, inglês e francês. Além disso, passará a ser emitido nas cores verde e amarelo. 

A nova CNH também poderá ser expedida tanto de forma física como digital. Outras alterações são:

  • Informações médicas e profissionais;
  • Letra P para indicar que a permissão é Provisória ou D indicando Definitiva;
  • Dispositivos de segurança para evitar falsificações, como holograma, tinta que brilha no escuro e tinta que só pode ser vista com uso de luz ultravioleta.

O que não será alterado?

Mas algumas coisas só mudaram o design e o local como a assinatura e a foto 3×4 serão (juntas no mesmo lado do documento) e  o QR  Code no verso para acesso à versão digital da nova CNH.  Uma última informação é que a troca da CNH em nada interfere na validade da habilitação. A carteira de motorista continua com prazo de dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos, cinco para os condutores de 50 a 69 anos e três anos para quem tem 70 anos ou mais.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui