O novo RG, segundo o Governo Federal, vai facilitar a vida do cidadão brasileiro. A mudança será adotada em todo o território nacional. A nova versão da carteira de identidade unifica o número do documento por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O anúncio do novo RG deixou o brasileiro em dúvida, muitos ainda não sabem quando será obrigatório a mudança do antigo RG pelo novo. O medo do cidadão é que o documento atual deixe de valer com a chegada do novo RG.
De acordo com o governo, a adequação dos institutos de identificação para emitir o novo documento terá um prazo, eles terão até o dia 6 de março de 2023 para se adaptarem às mudanças. Com isso, quem tiver o documento antigo, ele continuará valendo por alguns anos.
Para quem tem a idade de 60 anos, a identidade antiga ainda terá uma validade de 10 anos, os que já passaram dos 60 anos, ele será aceito por tempo indeterminado.
Emissão do novo RG
O novo RG será unificado ao Cadastro de Pessoa Física, ou seja, o número do novo Registro Geral será o mesmo do CPF do cidadão.
Para você emitir o novo documento de identidade, deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.
A emissão do RG traz uma novidade, a emissão em formato digital e o formato físico também continuará existindo. A númeração será única para cada pessoa e a autenticidade poderá ser verificada por QR Code (mesmo estando offline).
Informações serão resumidas na nova documentação, entre elas estão:
identificação do órgão expedidor, número de identificação;
nome, filiação, sexo, nacionalidade e local e data de nascimento do cidadão;
fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), assinatura e impressão digital do polegar direito;
elementos novos para verificação da autenticidade;
informações sobre o grupo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte.
A nova carteira de identidade começou a valer no dia 1° de março deste ano. O novo modelo de RG terá a seguinte validade:
- Pessoas com idade entre 0 a 12 anos – validade de 5 anos
- Pessoas com idade entre 12 a 60 anos – validade de 10 anos
- Pessoas com idade a partir dos 60 anos – validade indeterminada.
E quem não tem CPF
A pessoa que não tiver CPF não precisa se preocupar, neste caso, o próprio órgão de identificação gerará um número de CPF que será utilizado no novo RG.
A versão eletrônica do novo RG poderá ser acessada por meio do aplicativo de celular GOV.BR.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui