O Excel, aquele programa verdinho do pacote Office, pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho ou uma forma de ascender profissionalmente e, quem sabe, até construir uma carreira no exterior. O especialista em Excel, João Paulo Martins, um dos criadores da Hashtag Treinamentos, com foco no ensino do Excel, enumera motivos para você aprender a usar a ferramenta. “O Excel tem cerca de 300 funções e poucos dominam ou de fato conhecem todos esses recursos. Por isso, quem realmente tem um nível acima da média e consegue usar o programa de maneira mais completa na empresa ou os seus negócios, sempre se destaca”, afirma.
Confira os ótimos motivos para aprender a usar o Excel, segundo a Hashtag Treinamentos:
1) Ainda é o software mais utilizado pelas empresas;
De fato, ao analisar os processos seletivos, de diversos níveis, é comum ver a exigência de conhecimento avançado ou intermediário do programa. Segundo João Paulo Martins, há inúmeras vagas ociosas devido à dificuldade de encontrar profissionais que dominem o programa.“Uma pesquisa em sites de vagas, como LInkedin, mostra que há mais de 20 mil vagas no Brasil que exigem este conhecimento”, afirma.
2) Diferencial no Mercado de Trabalho;
Martins viu, ao longo de seus cursos, diversos alunos que foram promovidos ou saíram do desemprego depois de aprender a mexer no Excel. “É um diferencial. Pode permitir que a pessoa seja promovida, que ela saia de um cargo operacional para um nível mais estratégico, por exemplo. Ter o Excel é uma forma de mostrar trabalho”.
3) Você consegue organizar uma grande quantidade de dados, economizando tempo e informações repetitivas;
Lidar com muitos dados e informações faz parte da rotina das empresas. O Excel é a ferramenta certa para isso. “Ele traduz centenas de milhares de informações, conta com recursos como a tabela dinâmica, por exemplo, que otimiza os processos. Com as informações organizadas, é possível tomar decisões mais assertivas. Por isso, nas empresas, há funções que, sem o Excel, não são possíveis de serem executadas”.
4) O Excel tem funções analíticas, ou seja, você consegue “entender” o seu cliente para fazer relatórios, estudos e projeções para o seu chefe.
João Paulo Martins destaca que o programa permite fazer resumos de informações, reunir milhares de dados de forma sucinta e, a partir disso, fazer o prognóstico. “Também é possível automatizar tarefas que levariam horas”, reforça um dos criadores da Hashtag Treinamentos.
5) Fácil armazenamento. Geralmente, as planilhas são “leves” e podem ser guardadas no drive sem ocupar muito espaço nos celulares, pen drives, etc.
Fazendo um bom uso, se consegue armazenar informações sem deixar as planilhas pesadas. “O Excel agora tem um suplemento chamado Power Query, que permite trabalhar com milhares de linhas de forma que a tabela continue leve, o que é excelente para empresas que lidam com grande volume de dados”.
6) A linguagem do Excel é universal. Os comandos não mudam. Quem domina o programa aqui no Brasil também consegue dominá-lo em qualquer lugar do mundo, o que abre portas para quem pensa em investir em uma carreira internacional ou morar em outro país.
“A única diferença é o idioma da sua versão do Excel, mas a lógica é a mesma sempre. O programa é único no mundo inteiro”, afirma.
Por fim, vale lembrar que o Excel facilita tudo. “Não apenas na vida profissional. Na Hashtag Treinamentos mostramos que ele pode ser um aliado na vida pessoal, pois pode ajudar a organizar finanças e compromissos, na organização como um todo”.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui