O Auxílio Gás é destinado a famílias de baixa renda para que possam comprar o gás de cozinha. O valor do benefício corresponderá a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de gás de cozinha, sendo que a Agência Nacional do Petróleo publicará, mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de gás ao consumidor final, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços ou com outra fonte que a substitua.
É preciso que a família esteja cadastrada no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mas isso não garante a entrada imediata da família no Programa, nem no recebimento do benefício.
De acordo com o Governo Federal, as famílias serão selecionadas a cada dois meses, de forma automática, para receber o benefício, para isso terão que cumprir os citérios exigidos pelo programa.
O Benefício será pago a cada dois meses pela Caixa Econômica Federal. O calendário de pagamento é o mesmo que é utilizado para liberar o Auxílio Brasil.
Veja os critérios
todas as famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
Famílias com menor renda por pessoa;
Famílias com maior quantidade de pessoas;
Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil;
Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 606 no ano de 2022.
As famílias que tiverem um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão solicitar o Auxílio Gás.
Como receber o auxílio gás?
Para receber o auxílio é necessário fazer um registro no app Caixa Tem. Pelo aplicativo, a Caixa vai realizar os repasses do benefício do Auxílio Gás. Sendo possível movimentar e utilizar o dinheiro para realizar pagamentos de contas e compras.
Neste caso, você terá acesso a um cartão de débito virtual que serve como ferramenta para viabilizar as transações financeiras.
Caso você tenha dúvidas em relação a ter direito ou não ao benefício, basta entrar em contato com o Canal de Atendimento ao Cidadão através do número 111.
Calendário de pagamento do Auxílio Gás – Junho
Final 1: 17 de junho;
Final 2: 20 de junho;
Final 3: 21 de junho;
Final 4: 22 de junho;
Final 5: 23 de junho;
Final 6: 24 de junho;
Final 7: 27 de junho;
Final 8: 28 de junho;
Final 9: 29 de junho;
Final 0: 30 de junho.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui