Uma mudança realizada em março deste ano pelo Banco Central, agora permite que bancos sejam dispensados da estrutura do Open Finance. A iniciativa pretende aumentar a competitividade do sistema financeiro.
Inicialmente, determinados serviços do Open Banking tinham como obrigação a participação de todas as instituições que detêm contas.
Agora, o Banco Central vai fazer uma análise caso a caso, a partir de critérios como número e tipo de clientes, uso de canais digitais e serviços oferecidos.
A dispensa foi um pedido do setor financeiro, em especial de bancos de atacado. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Para Leandro Nóbrega, Head de Operações da Belvo, plataforma de APIs de Open Finance líder na América Latina, a novidade não afeta o sucesso Open Finance.
“A dispensa de bancos, por meio de uma análise do Banco Central, não afeta o sucesso do Open Finance, pois, dependendo do tipo de clientes e serviços oferecidos daquela instituição, realmente não há a necessidade de uma obrigatoriedade de sua inclusão para atingir as metas e princípios definidos no Sistema Financeiro aberto. Isso não quer dizer que essas instituições posteriormente não possam entrar de forma opcional, uma vez que elas poderão enxergar a viabilização de novos modelos de negócio por meio do Open Finance”, afirma.
O especialista explica de que forma o Open Banking influencia diretamente na vida das pessoas e nos negócios.
“O Open Finance vai influenciar na decisão financeira inteligente da sociedade, uma vez que as pessoas, com um clique e consentimento, conseguem centralizar os seus dados e ter uma visão mais fácil de qual produto financeiro é melhor para o contexto de vida de cada um. Além disso, o Open Finance irá estimular empresas a fornecer produtos e serviços hiperespecializados, o que gera como consequência a inclusão de desbancarizados e desfinanciados. É um mundo de oportunidades, principalmente para as empresas que buscam embarcar serviços financeiros nas suas soluções”, explica Leandro.
Open Banking X Open Finance
Enquanto o Open Banking se restringe ao compartilhamento de dados e informações relacionadas a serviços bancários tradicionais (transferências e extratos, por exemplo), o Open Finance engloba também serviços como investimentos, previdência e seguros, representando uma mudança estrutural no mercado financeiro.
No Brasil, o Banco Central anunciou a evolução para o projeto Open Finance em março de 2022 através da Resolução Conjunta Nº 4.
A Belvo é a plataforma líder em APIs de Open Finance na América Latina, fundada em maio de 2019 por Pablo Viguera e Oriol Tintoré.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui