O novo RG (Registro Geral) e a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) estão com novos formatos. As novas versões já estão em vigor.
As mudanças foram idealizadas para facilitar a identificação do cidadão ao passo que garantem mais segurança.
Novo RG
A nova versão do RG terá informações adicionais a respeito do cidadão (número do CPF, Certidão de Nascimento e dados da CNH). A versão digital do documento está também habilitada para consulta via aplicativo.
A implementação já começou e segue até o dia 6 de março de 2023. Tempo que foi dado para os órgãos expedidores dos estados se adequarem às mudanças (como naturalidade, identificação de doador de órgãos, grupo sanguíneo, além de identificação via QR Code).
A solicitação do novo RG precisa ser imediata, sendo recomendada, a princípio, aos cidadãos que precisam atualizar o documento ou pedir sua reemissão. Neste caso, você deverá apresentar a sua Certidão de Nascimento ou Casamento e já ter realizado o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.
Prazos de Validade
Veja os prazos de validade do RG, sendo considerados alguns critérios:
Crianças de 0 a 12 anos – validade de 5 anos;
Pessoas de 12 a 60 anos – validade de 10 anos;
Idosos com mais de 60 anos – validade por tempo indeterminado.
Nova CNH
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também ganhou uma nova versão, que passou a valer agora em junho. Houve uma mudança visual, que incluiu novas informações a respeito do motorista.
Agora você vai notar a presença da letra “P” (habilitação temporária), e “D” (Habilitação Definitiva). A nova versão tem as cores predominantes verde e amarelo. Tinta fluorescente e papel de segurança.
O formato é similar ao padrão internacional, ao trazer a possibilidade de identificação em mais de um idioma.
Quando o motorista precisa trocar?
Deverá ser trocado nas seguintes situações: renovação ou emissão de segunda via. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, a troca imediata da versão antiga para a nova ainda pode ser feita dentro do prazo de validade do documento.
Alterações na CNH
Veja as mudanças que aconteceram na nova CNH:
Assinatura abaixo da foto do motorista;
Holograma na parte inferior;
Letra “P” para permissão e letra “D” para definitiva;
Quadro com contorno do veículo indicando a categoria da habilitação;
Informações médicas e profissionais, se necessário.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui