Trabalhar no ambiente digital é parte da realidade de muitas empresas. A praticidade de vender e adquirir os serviços ou produtos com apenas alguns cliques chama a atenção dos consumidores e dos empreendedores brasileiros. Segundo dados levantados pela Neotrust, o e-commerce no país registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, representando uma alta de 27% em relação ao ano anterior.
Durante o processo de compra, os consumidores se mostram exigentes e esperam obter uma experiência de qualidade no atendimento online. Para isso, os e-commerces precisam estar bem elaborados, contendo todas as informações necessárias sobre os produtos e serviços e com uma navegação rápida e segura para o cliente.
A etapa da construção de sites é essencial para garantir uma boa experiência ao consumidor. Garantir a rapidez do portal, a facilidade de navegação para o cliente, a segurança do site, a apresentação dos produtos no e-commerce e um espaço específico para as dúvidas dos consumidores é importante para oferecer um atendimento de qualidade em lojas virtuais.
Se atente à agilidade do site
Ao fazer compras ou contratar serviços na internet, os clientes esperam encontrar sites que possuam agilidade na navegação, afinal, um diferencial de compras feitas online é a otimização de tempo. Dessa forma, ao se depararem com sites lentos que demoram muito tempo para carregar, os consumidores costumam migrar para a concorrência.
O e-commerce precisa ter um servidor de hospedagem estável para que o cliente possa navegar pelos produtos e concluir o processo de compra de forma rápida, sem que a loja virtual saia misteriosamente do ar.
Facilidade de navegação é primordial
Assim como a rapidez, o e-commerce deve ter uma navegação funcional e de fácil entendimento para o consumidor. De nada adianta criar um site cheio de elementos que irão confundir o cliente no momento da navegação.
É preciso apostar em uma programação prática que ofereça todos os mecanismos necessários para a experiência do cliente. Utilizar os princípios UX Design pode ajudar a garantir uma otimização das páginas.
Algumas propostas são a utilização de cores chamativas em locais estratégicos do portal, a aplicação de mapas de rolagem, uso de conteúdo fotográfico ou audiovisual leve e planejamento de sites para os formatos mobile e desktop.
Exiba a credibilidade e a segurança do site
Ao realizar compras online, os consumidores buscam por segurança, afinal, na última etapa do processo de compra vão fornecer dados importantes como endereço, número do cartão de crédito e em alguns casos CPF.
Por esse motivo, os e-commerces que exibem selos e certificados de segurança emitidos por órgãos reconhecidos são os preferidos dos usuários. Além disso, informações de contato da loja também ajudam a dar mais credibilidade para o portal.
Normalmente as informações CNPJ, como e-mail, número de telefone e endereço do escritório ficam exibidas no rodapé da página. Além disso, esses dados também são importantes para os casos em que o cliente precisa entrar em contato com a loja e transmitem mais confiança na hora de efetuar uma compra na internet.
Atenção ao apresentar os produtos ou serviços
A seção de produtos de um site é como se fosse uma vitrine de loja. As imagens dos produtos precisam ser visíveis e de boa qualidade. Exibir os itens em diferentes ângulos também pode ser interessante, pois o usuário consegue ter uma noção sobre os produtos.
Além disso, é essencial apostar na descrição de cada peça. Esse setor do site deve vir próximo das imagens, tendo informações sobre material, dimensão, cor e até mesmo história de como esse produto foi desenvolvido, para ajudar o consumidor a compreender melhor sobre a loja virtual e ter mais segurança ao comprar os itens.
Não esqueça do espaço para dúvidas do cliente
Um detalhe importante em um e-commerce é a página de dúvidas. Criar um site com um setor voltado para os principais questionamentos pode ajudar os novos clientes a entenderem como a loja virtual funciona.
De modo geral, é possível elencar questões frequentes como prazo de entrega, política de troca, segurança e formas de pagamento, por exemplo. Além disso, alguns sites disponibilizam um espaço para que os clientes façam suas próprias perguntas e recebam a reposta de forma personalizada por e-mail.
Fonte: Jornal Contábil
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