O trabalhador com carteira assinada tem direito ao abono PIS/Pasep é um direito do trabalhador da iniciativa privada, e também do servidor público. O benefício paga até um salário mínimo para quem cumprir todos os requisitos.
Esses trabalhadores receberam recentemente os valores referentes ao ano-base 2020, de 8 de fevereiro a 31 de março, de acordo com o mês de nascimento, no caso do trabalhador do setor privado e do Número de Identificação Social (NIS), no caso dos servidores públicos.
No entanto, uma dúvida paira no ar, quando será liberado o calendário referente ao ano-base 2021, que deveria ser pago em 2022?
Quando o abono PIS/Pasep de 2021 será pago?
Devido a pandemia de Covid-19 no ano de 2020, o Governo Federal optou em adiar o calendário referente daquele ano que seria liberado em 2021. Desta forma, o pagamento foi liberado somente em 2022. O motivo do adiamento ocorreu porque o governo precisou usar parte dos recursos do PIS para bancar programas emergenciais como o BEm.
Os trabalhadores e servidores públicos que estão na esperança que o abono salarial referente ao ano-base 2021, seja liberado no final deste ano, saiba que o governo já descartou essa possibilidade. O calendário do PIS/Pasep 2021 só será liberado no inicio do ano que vem.
Quem tem direito ao abono salarial 2021?
- Terão direito ao abono salarial PIS/Pasep 2021, quem estiver cumprindo os seguintes requisitos:
- Ter trabalhado no ano-base do PIS/Pasep por, no mínimo, 30 dias;
- Receber até dois salários mínimos, em média;
- Ser inscrito na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial;
- Ser registrado no PIS/Pasep por ao menos cinco anos;
- Não ser empregado doméstico;
- Não ser contratado por pessoa física.
A consulta dos pagamentos do abono PIS/Pasep está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no telefone 158 do Alô Trabalho.
Quem ainda não sacou o PIS/Pasep 2020 ainda pode retirar o dinheiro?
Cerca de 400 mil brasileiros ainda podem sacar o abono PIS/Pasep referente ao calendário de 2020, pago agora em 2022. A maior parte do público que ainda não sacou é referente ao Pasep, pago pelo Banco do Brasil, onde cerca de 300 mil servidores públicos têm valores a receber.
A consulta pode ser realizada pelo site do Banco do Brasil. Já o PIS pode ser feito por meio do CPF pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Mais de 125 mil trabalhadores da iniciativa privada ainda podem retirar o dinheiro na Caixa Econômica Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui