Escolher nomes para negócios é uma tarefa difícil para quem está entrando no mercado corporativo, sendo necessário muita criatividade e dedicação para encontrar o nome ideal.
Pois, com tantas empresas e marcas surgindo no país, a originalidade é algo difícil de se ter, por conta disso, é importante estar sempre atento às novidades.
Continue acompanhando este post e veja exemplos de nome criativos e os passos para criar um para sua própria empresa.
Passo a passo para criar um nome criativo para seu negócio
O nome de uma empresa pode surgir de diversas formas e em qualquer momento, basta ter criatividade, conhecer o negócio e ter paciência.
A seguir serão listados alguns passos para ajudar na escolha de um nome para seu negócio, confira:
Conheça o segmento e o público-alvo da empresa
Primeiro, é importante ter conhecimento de como o negócio vai funcionar, qual a atividade principal da corporação e como deseja que seja a comunicação com o público.
Além disso, o público-alvo deve ser estabelecido com todas as delimitações, para que a comunicação seja direta.
Portanto, algumas das principais informações a serem levadas em consideração nesta fase, são:
- Público-alvo;
- Produtos e/ou serviços oferecidos;
- Nomes de concorrentes diretos e indiretos;
- Objetivos da empresas;
- Missão, visão e valores;
- Estudar empresas de sucesso.
Com essas informações, é possível começar o processo de escolha de um nome, lembrando que ele deve absorver tanto os princípios da empresa quanto interesses do consumidor.
Lembrando que a escolha do nome é parte importante e indispensável no processo total de abertura de um novo negócio.
Peça sugestões às pessoas
Consultar a equipe ou pessoas próximas a você para a escolha de um nome para o negócio também é uma opção.
Peça sugestões, anote-as e não descarte nenhuma ideia, mesmo que não sejam as melhores, pois, o processo de brainstorming é muito importante para a escolha.
Portanto, após toda a pesquisa e sugestões, junte-se aos sócios e colaboradores para que soluções sejam encontradas.
Se for necessário use técnicas modernas para o processo de criação, como o Design Thinking.
Utilize abreviações e prefixos comuns
Abreviações, prefixos e sufixos são uma boa opção para a escolha de um nome.
Caso não consiga encontrar um nome bom e forte para o negócio, crie uma sigla, muitas empresas grandes já fizeram isso, como a empresa de eletrônicos LG (Lucky-GoldStar).
Além disso, uma opção é usar prefixos e sufixos no nome, como por exemplo:
- Prefixo ‘i’ – iPhone, iPad, iTunes, etc;
- Sufixo ‘ify’ – Spotify;
São apenas exemplos de nomes criativos e conhecidos, já existentes, porém, é um caminho que pode ser seguido no momento do brainstorming.
Tenha ousadia
A ousadia é importante para que o nome seja inesquecível além de criativo, ou seja, pense fora da caixinha.
Não tenha receio de usar a imaginação e sair da normalidade, encontre palavras que reflitam com seu produto, una duas palavras diferentes, encurte-as.
Seja criativo, ousado e não tenha medo do diferente.
Seja curto e direto
Usar nomes curtos e diretos é uma forma de simplificar e facilitar o mesmo, assim, ele será mais fácil de ser lembrado.
Evite utilizar palavras muito difíceis e robustas, com pronúncia complicada ou idiomas muito complexos.
Pense diferente, porém, pense como o consumidor e em como ele receberá o nome no primeiro impacto.
Contrate um profissional que entenda sobre o assunto
Para acelerar e facilitar o processo de escolha do nome para o negócio, muitas corporações optam por terceirizar o serviço.
Ou seja, contratam profissionais que entendem do assunto, como redatores de copywriting ou profissionais do marketing.
Caso sua equipe já tenha um profissional de marketing ou de redação, pode ser uma opção, o mesmo pode ajudar com ideias e fazer o trabalho de pesquisa.
Mas caso não tenha, contrate um profissional que saiba fazer todo o processo de pesquisa e que seja criativo.
Nomes de empresas de sucesso para inspiração
Foram selecionados três nomes de empresas de sucesso para inspirar na criação do nome de seu negócio.
- Apple: é uma marca que transmite inovação e singularidade, e é reconhecida pela maçã mordida, sem a necessidade de ter o nome, tendo como slogan “Pense diferente”.
- Google: é a maior ferramenta de pesquisa e uma das maiores empresas de tecnologia, além disso, o nome foi sugerido por um aluno, sendo a ideia original ‘googolplex’.
- Facebook: é uma ferramenta que foi criada apenas para avaliar as mulheres que estudavam em Harvard, tendo o nome de The Facebook, logo foi expandida e se tornou a maior rede de relacionamento, tendo o nome resumido para Facebook.
Evite alguns erros ao escolher o nome de seu negócio
No processo de escolha de nomes, é possível que ocorram alguns erros, por conta disto, é importante estar atento e se manter longe deles.
Alguns erros comuns que podem ser cometidos, são:
1. Não verificar registro do nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual);
2. Não fazer pesquisas de mercado e concorrência;
3. Envolver muitas pessoas no momento da escolha;
4. Não verificar significados ou o sentido de palavras em outros idiomas;
5. Limitar o nome com alguma palavra, bairro ou cidade específica.
Estes são alguns dos erros que podem ser cometidos no momento da escolha, portanto, atente-se de sempre prestar atenção aos detalhes.
Via Soften Sistemas.
Fonte: jc