Escolher nomes para negócios é uma tarefa difícil para quem está entrando no mercado corporativo, sendo necessário muita criatividade e dedicação para encontrar o nome ideal.

Pois, com tantas empresas e marcas surgindo no país, a originalidade é algo difícil de se ter, por conta disso, é importante estar sempre atento às novidades.

Continue acompanhando este post e veja exemplos de nome criativos e os passos para criar um para sua própria empresa.

Passo a passo para criar um nome criativo para seu negócio

O nome de uma empresa pode surgir de diversas formas e em qualquer momento, basta ter criatividade, conhecer o negócio e ter paciência.

A seguir serão listados alguns passos para ajudar na escolha de um nome para seu negócio, confira:

Conheça o segmento e o público-alvo da empresa

Primeiro, é importante ter conhecimento de como o negócio vai funcionar, qual a atividade principal da corporação e como deseja que seja a comunicação com o público.

Além disso, o público-alvo deve ser estabelecido com todas as delimitações, para que a comunicação seja direta.

Portanto, algumas das principais informações a serem levadas em consideração nesta fase, são:

  • Público-alvo;
  • Produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Nomes de concorrentes diretos e indiretos;
  • Objetivos da empresas;
  • Missão, visão e valores;
  • Estudar empresas de sucesso.

Com essas informações, é possível começar o processo de escolha de um nome, lembrando que ele deve absorver tanto os princípios da empresa quanto interesses do consumidor.

Lembrando que a escolha do nome é parte importante e indispensável no processo total de abertura de um novo negócio.

Peça sugestões às pessoas

Consultar a equipe ou pessoas próximas a você para a escolha de um nome para o negócio também é uma opção.

Peça sugestões, anote-as e não descarte nenhuma ideia, mesmo que não sejam as melhores, pois, o processo de brainstorming é muito importante para a escolha.

Portanto, após toda a pesquisa e sugestões, junte-se aos sócios e colaboradores para que soluções sejam encontradas.

Se for necessário use técnicas modernas para o processo de criação, como o Design Thinking.

Utilize abreviações e prefixos comuns

Abreviações, prefixos e sufixos são uma boa opção para a escolha de um nome.

Caso não consiga encontrar um nome bom e forte para o negócio, crie uma sigla, muitas empresas grandes já fizeram isso, como a empresa de eletrônicos LG (Lucky-GoldStar).

Além disso, uma opção é usar prefixos e sufixos no nome, como por exemplo:

  • Prefixo ‘i’ – iPhone, iPad, iTunes, etc;
  • Sufixo ‘ify’ – Spotify;

São apenas exemplos de nomes criativos e conhecidos, já existentes, porém, é um caminho que pode ser seguido no momento do brainstorming.

Tenha ousadia

A ousadia é importante para que o nome seja inesquecível além de criativo, ou seja, pense fora da caixinha.

Não tenha receio de usar a imaginação e sair da normalidade, encontre palavras que reflitam com seu produto, una duas palavras diferentes, encurte-as.

Seja criativo, ousado e não tenha medo do diferente.

Seja curto e direto

Usar nomes curtos e diretos é uma forma de simplificar e facilitar o mesmo, assim, ele será mais fácil de ser lembrado.

Evite utilizar palavras muito difíceis e robustas, com pronúncia complicada ou idiomas muito complexos.

Pense diferente, porém, pense como o consumidor e em como ele receberá o nome no primeiro impacto.

Contrate um profissional que entenda sobre o assunto

Para acelerar e facilitar o processo de escolha do nome para o negócio, muitas corporações optam por terceirizar o serviço.

Ou seja, contratam profissionais que entendem do assunto, como redatores de copywriting ou profissionais do marketing.

Caso sua equipe já tenha um profissional de marketing ou de redação, pode ser uma opção, o mesmo pode ajudar com ideias e fazer o trabalho de pesquisa.

Mas caso não tenha, contrate um profissional que saiba fazer todo o processo de pesquisa e que seja criativo.

Nomes de empresas de sucesso para inspiração

Foram selecionados três nomes de empresas de sucesso para inspirar na criação do nome de seu negócio.

  • Apple: é uma marca que transmite inovação e singularidade, e é reconhecida pela maçã mordida, sem a necessidade de ter o nome, tendo como slogan “Pense diferente”.
  • Google: é a maior ferramenta de pesquisa e uma das maiores empresas de tecnologia, além disso, o nome foi sugerido por um aluno, sendo a ideia original ‘googolplex’.
  • Facebook: é uma ferramenta que foi criada apenas para avaliar as mulheres que estudavam em Harvard, tendo o nome de The Facebook, logo foi expandida e se tornou a maior rede de relacionamento, tendo o nome resumido para Facebook.

Evite alguns erros ao escolher o nome de seu negócio

No processo de escolha de nomes, é possível que ocorram alguns erros, por conta disto, é importante estar atento e se manter longe deles.

Alguns erros comuns que podem ser cometidos, são:

1. Não verificar registro do nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual);

2. Não fazer pesquisas de mercado e concorrência;

3. Envolver muitas pessoas no momento da escolha;

4. Não verificar significados ou o sentido de palavras em outros idiomas;

5. Limitar o nome com alguma palavra, bairro ou cidade específica.

Estes são alguns dos erros que podem ser cometidos no momento da escolha, portanto, atente-se de sempre prestar atenção aos detalhes.

Via Soften Sistemas.

Fonte: jc