Sem tecnologia não é mais possível realizar um bom trabalho. Os avanços tecnológicos trazem ferramentas que facilitam e organizam as mais diversas áreas produtivas.
Na área contábil não poderia ser diferente. Existe uma série de softwares contábeis, por meio dos quais todo o trabalho de controle e gestão de documentos fica muito mais fácil. A utilização desses programas é imprescindível para o contador se manter competitivo no mercado.
Contadores são profissionais que, devido suas muitas obrigações e responsabilidades, precisam ser muito organizados e ter pleno conhecimento de números e para auxiliá-los, há várias opções de softwares e programas que podem otimizar seu trabalho.
As notas fiscais são o coração do processo contábil e para um controle na emissão, gestão e consulta de Nfe, por exemplo, existem alguns softwares que se encarregam delas:
Softwares ou programas contábeis que todo contador deve conhecer
1 – Notasoft
Serviço gratuito de emissão de NFes e mais indicado para empresas que emitem poucas notas fiscais. Apresenta funcionalidades limitadas, uma vez que não faz o armazenamento das notas emitidas.
2 – Nfe.io
Mantém banco de dados das notas fiscais emitidas e possibilita acompanhar a evolução das vendas, além de permitir o cadastramento de várias empresas. Esse software conta com interface de integração em ambiente de desenvolvimento e apresenta outras funcionalidades, como o acesso a dados de pessoas jurídicas diretamente na Receita Federal.
3 – ContaAzul
Sistema de gestão financeira bastante amplo, o software de emissão de NFe traz facilidade e rapidez na emissão, integração ao sistema de vendas, cobrança e fluxo de caixa. De maneira simples, esse sistema facilita, ainda, a importação de dados do certificado digital.
4 – Notajá
É necessário baixar e instalar esse software. Ele oferece um chat para tirar dúvidas e funcionalidades como emissão de NFe, gestão, fluxo de caixa e geração de boletos. Ainda faz cálculo de substituição tributária.
5 – Enotas
Proporciona agilidade em baixar arquivos XML e PDF, arquiva documentos e faz emissões automáticas, envia notas por e-mail, faz cancelamentos e emite notas de vendas antigas.
Outros programas contábeis
Além da preocupação com emissão e gestão de notas fiscais, existem outros programas e softwares que auxiliam o processo contábil como um todo.
6 – Domínio contábil
Ferramenta que controla a Escrita Fiscal e o Conteúdo Tributário.
Calcula a folha de pagamento mensal e semanal, além das parcelas de 13º salário. Além disso, atende às necessidades de pequenos escritórios contábeis porque administra serviços como:
7 – e-Contab
Utiliza sistemas contábeis no formato de módulos. Portanto, as vendas dos sistemas são feitas separadamente. O contador pode escolher, por exemplo, entre software para emissão de notas fiscais ou controle patrimonial. Disponibiliza informações fiscais, contábeis e tributárias, entre outros.
8 – Infogr.am
Essa ferramenta traduz números em gráficos de forma bastante fácil. Pode criar mais de 30 tipos de gráficos de maneira estilizada e de fácil entendimento. Também faz a integração com outras ferramentas do Google Sheets, por exemplo, facilitando a importação de dados.
9 – Arquivei
Consulta, faz download e armazena automaticamente as notas fiscais diretamente da Secretaria da Fazenda e das prefeituras emitidas contra um CNPJ.
Proporcionando segurança fiscal e facilidade para o contador. Para o profissional que busca uma ferramenta eficaz na consulta de notas fiscais, é a melhor aliada.
A solução em documentos fiscais Arquivei permite consultar NFes, baixar em formato XML sem a necessidade de Chave de Acesso do DANFe online e armazenar esse e outros documentos fiscais, como NFSe, NFCe e CTe momentos após serem emitidos.
Isso permite à empresa ter autonomia sobre todos os documentos fiscais e não ficar dependente de e-mails para obter o arquivo XML das NFes que talvez nem chegariam ao seu conhecimento.
Uma solução como o Arquivei te permite um gerenciamento de Notas muito mais eficiente e poupa seu departamento fiscal e contábil de ter surpresas desagradáveis numa fiscalização da Receita Federal.
Experimente grátis o Arquivei!
Fonte: jc