Uma das principais vantagens em se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), está na possibilidade de emitir Notas Fiscais.
Além de trazer uma excelente vantagem, o MEI poderá ganhar mais uma facilidade, que está relacionada a emissão da nota fiscal eletrônica (NFS-e) pelo celular através do aplicativo Gov.br.
A novidade foi anunciada pelo Ministério da Economia no início deste mês, onde a pasta informou que o novo serviço rápido de emissão de nota fiscal.
Nota Fiscal pelo celular
A possibilidade de emissão da NFS-e funcionará a partir do portal do Simples Nacional que poderá ser acessada diretamente pelo celular a partir da integração com a conta gov.br.
O recurso surgiu através da necessidade de auxiliar os pequenos empreendedores, facilitando a integração entre os sistemas com a plataforma Gov.br do Governo Federal.
“Hoje está mais fácil criar uma empresa, levando até horas para isso, e não mais cerca de 150 dias como era no começo. A partir de janeiro do ano que vem o MEI poderá emitir sua nota fiscal por celular, facilitando o acesso deles nos serviços públicos. O objetivo é melhorar o ambiente de negócios para que se possa gerar renda, são pessoas que empreendem e estão inovando”, disse o Secretário especial de produtividade e competitividade do Ministério da Economia, Alexandre Ywata.
Há uma expectativa de que a medida possa entrar em vigor ainda este ano para microempreendedores, na realidade a projeção é de que a operação possa entrar em vigor ainda em agosto. Contudo, ainda não há uma resposta definitiva quanto a esta possibilidade.
“A NFS no celular ela chegará por conta do Sebrae e Receita Federal que desempenham um bom trabalho. Quando se fala dela, são impostos federais e municipais e para isso tivemos um alinhamento com as prefeituras”, afirmou Alexandre Ywata.
Impostos municipais
Outra vantagem para a categoria está na possibilidade de o microempreendedor não ter que se preocupar com os impostos municipais, que será incluído automaticamente na nota.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui