Criminosos estão utilizando páginas na internet que prometem melhorar o Score dos cidadãos brasileiros e retirar pendências do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Além disso, também vendem o Manual do Score, documento que a Serasa disponibiliza gratuitamente em seu site para todos os usuários interessados em consultá-lo.
Os golpistas enviam boletos de cobrança pelo serviço que fingem ter realizado e depois somem sem deixar rastros.
Contato Quente na Serasa
Um levantamento realizado pela Serasa mostra que o golpe, conhecido como “Contato Quente na Serasa”, teve um aumento de 190% nas buscas pela internet entre maio e junho.
Contudo, a organização alerta que eventuais pendências de débito junto à Serasa só podem ser retiradas após o pagamento da dívida ao credor e não há cobrança alguma de taxa para isso.
Além disso, o aumento da pontuação do Serasa Score depende de uma metodologia técnica que analisa o histórico e o atual comportamento financeiro do usuário. Não há possibilidade de a pontuação ser manipulada.
Desde setembro de 2020, a empresa conseguiu que as plataformas de Redes Sociais retirassem do ar 1.585 páginas na internet que aplicavam esse tipo de golpe com o uso indevido do nome da Serasa. Somente de janeiro a julho deste ano, foram eliminadas 291 páginas criadas por golpistas.
Em contato permanente com os administradores da Meta (Facebook e Instagram), a Serasa tenta desestimular a criação de páginas fakes, mas como os estelionatários costumam ser ágeis na produção de fraudes, a empresa recomenda atenção redobrada do público.
Como evitar o golpe
Para evitar de cair no golpe do Contato Quente na Serasa, é importante se atentar as seguintes informações:
– Não existe maneira de retirar pendências junto à Serasa sem pagar a dívida ao credor;
– A pontuação do Score segue hábitos e histórico financeiro do consumidor que ninguém pode alterar;
– A Serasa não vende Manual para orientar o uso do Score, muito menos para aumentar a pontuação na ferramenta: as orientações são gratuitas e disponibilizadas no site oficial da empresa.
Os golpistas usam páginas de assuntos aleatórios nas redes sociais, sem relação alguma com finanças, para atrair mais facilmente as vítimas.
Geralmente, o criminoso faz algum comentário dizendo que conhece alguém na Serasa que tirou as suas pendências e no final, oferece o contato privado.
Ao falar com a vítima, o criminoso dá o preço pelos serviços e manda um boleto. O valor vai para a conta pessoal do golpista.
Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui