A rotina de um escritório contábil pode ser desafiadora e complexa, já que abrange atendimento, processos internos e externos, gestão de equipe, leis tributárias e, até mesmo, os contratempos e demandas urgentes dos clientes.
Segundo uma pesquisa recente da consultoria Team Upp, empresas que possuem ações para melhorar a experiência da equipe podem otimizar até 25% dos lucros.
“São tarefas e processos rotineiros, mas que se não realizados da forma correta e com eficiência, podem resultar na baixa produtividade da equipe e impactar na entrega para os clientes” explica a contadora e diretora de Relacionamento com Contadores da Omie, Cristiane Andrade.
“Além disso, corre o risco dos profissionais ficarem sobrecarregados com demandas operacionais e não conseguirem ser estratégicos nos negócios de seus clientes”, esclarece a diretora.
Dentre essas ações que visam melhorar a jornada do time, olhar para a sobrecarga com funções muito operacionais pode ser essencial para a melhora da produtividade.
A automatização de processos, por meio de softwares contábeis onlines e integrados, como visto com os Enterprise Resource Planning, mais conhecidos como ERPs, por exemplo, podem contribuir para a produtividade e otimizar o tempo da equipe, que poderá centralizar esforços em tarefas mais estratégicas.
“É possível usar de forma mais tática os recursos do escritório, seja operacional ou mão de obra qualificada, ter uma redução nos custos de operação, expandir os negócios e ter um maior diferencial competitivo, uma vez que o mercado está cada vez mais tecnológico”, explica Cristiane.
Ela ressalta ainda que os profissionais desse setor cada vez mais precisam se atualizar, utilizando todo o potencial que as soluções inteligentes oferecem, os tornando mais consultivos e não somente alguém que “resolve burocracias”.
“A baixa produtividade não é um problema exclusivo do setor contábil. Na verdade, é muito comum que empresas de diversos ramos levantem esse problema como uma das principais dores a serem sanadas para melhorar a entrega de resultados”, complementa.
Um dos principais pontos observados é a dificuldade de conciliar todas as tarefas e conseguir manter os balancetes mensais em dia. A automatização dos processos visa melhorar o desempenho dos contadores, fazendo com que ganhem mais tempo para se dedicar a seus clientes.
Entre os benefícios da tecnologia dos softwares de gestão, é que permite total integração contábil e fiscal, preparar plano de contas, gerar arquivos e relatórios completos e personalizados, realizar o fechamento de períodos determinados pelo contador, incluir guia de impostos, entre outras atividades.
“Com ferramentas automatizadas e integradas, os profissionais podem reduzir em mais de 70% seu custo operacional e aumentar em mais de 80% a produtividade da sua equipe, além de realizar todos os fechamentos contábeis em dia”, comenta a empresária contábil.
Com informações Omie e Agência NovaPR
Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui