A área de Recursos Humanos é a responsável pela gestão dos colaboradores dentro das empresas e, por isso, é considerada um dos mais importantes pilares de uma organização.
São várias as atribuições do setor de Recursos Humanos, e a cada dia elas têm se tornado mais importantes e indispensáveis dentro das empresas.
Você sabe o que faz e quais são as principais atribuições do profissional de RH?
Continue a leitura e confira!
RH – O que faz?
O profissional de RH é responsável por realizar entrevista de admissão, desempenho e desligamento de funcionários, propõe e implementa programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, ações para melhorar o clima organizacional, é responsável também por definir questões de cargos e salários, elaborar gráficos gerenciais, cuidar de aspectos de liderança, motivação, qualidade de vida no trabalho, entre outras tantas tarefas relacionadas a gestão de pessoas, além é claro, de conciliar os interesses da organização e dos colaboradores.
É uma série de funções estratégicas e essenciais dentro de uma empresa. Veja abaixo um checklist das principais atividades de um profissional de Recursos Humanos.
Recrutamento & Seleção
- Anúncio de Vagas;
- Triagem de Currículos;
- Entrevista Técnica e Comportamental;
- Aplicação de Testes, Dinâmicas, Jogos e Avaliações;
- Feedback das Entrevistas;
- Integração de Novos Colaboradores;
- Gestão de Vagas.
Avaliação de Desempenho
- Planejamento da Avaliação de Desempenho;
- Elaboração da Avaliação de Desempenho;
- Treinamento para a Avaliação de Desempenho;
- Aplicação da Avaliação de Desempenho;
- Tabulação e Análise dos Resultados;
- Feedback da Avaliação de Desempenho;
- Desenvolvimento de Plano de Ação.
Gestão de Clima Organizacional
- Pesquisa de Clima;
- Tabulação e Análise dos Resultados;
- Relatórios de Clima;
- Desenvolvimento de Plano de Ação;
- Gestão do Clima.
Treinamento & Desenvolvimento
- Levantamento das Necessidades de Treinamento;
- Planejamento dos Treinamentos;
- Aplicação dos Treinamentos;
- Avaliação do Treinamentos;
- Avaliação dos Resultados dos Treinamentos.
Gestão de Cargos & Salários
- Avaliação de Cargos e Salários;
- Mapeamento de Competências Técnicas e Organizacionais;
- Descrição de Cargos;
- Pesquisa Salarial;
- Elaboração do Plano de Cargos e Salários;
- Gestão dos Cargos e Salários.
Gestão de Endomarketing
- Desenvolver Ações Motivacionais;
- Desenvolver Ações de Desenvolvimento Pessoal;
- Desenvolver Ações de Qualidade de Vida no Trabalho;
- Disseminar a Cultura Organizacional;
- Gerenciar a Comunicação Interna;
- Promover Melhoria Contínua.
Gestão de Desligamento
- Entrevista de desligamento.
Agora que você já sabe o que faz e quais são as principais atribuições de um profissional de RH, que tal ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento https://rhpratica.com/ e prepare-se já para o mercado de trabalho.
Por Alessandra Leite
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Fonte: Jornal Contábil
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