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A área de Recursos Humanos é a responsável pela gestão dos colaboradores dentro das empresas e, por isso, é considerada um dos mais importantes pilares de uma organização.

São várias as atribuições do setor de Recursos Humanos, e a cada dia elas têm se tornado mais importantes e indispensáveis dentro das empresas.

Você sabe o que faz e quais são as principais atribuições do profissional de RH?

Continue a leitura e confira!

RH – O que faz? 

O profissional de RH é responsável por realizar entrevista de admissão, desempenho e desligamento de funcionários, propõe e implementa programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, ações para melhorar o clima organizacional, é responsável também por definir questões de cargos e salários, elaborar gráficos gerenciais, cuidar de aspectos de liderança, motivação, qualidade de vida no trabalho, entre outras tantas tarefas relacionadas a gestão de pessoas, além é claro, de conciliar os interesses da organização e dos colaboradores.

É uma série de funções estratégicas e essenciais dentro de uma empresa. Veja abaixo um checklist das principais atividades de um profissional de Recursos Humanos.

Recrutamento & Seleção

  •    Anúncio de Vagas;
  •    Triagem de Currículos;
  •    Entrevista Técnica e Comportamental;
  •    Aplicação de Testes, Dinâmicas, Jogos e Avaliações;
  •    Feedback das Entrevistas;
  •    Integração de Novos Colaboradores;
  •    Gestão de Vagas.

Avaliação de Desempenho

  •   Planejamento da Avaliação de Desempenho;
  •   Elaboração da Avaliação de Desempenho;
  •   Treinamento para a Avaliação de Desempenho;
  •     Aplicação da Avaliação de Desempenho;
  •     Tabulação e Análise dos Resultados;
  •     Feedback da Avaliação de Desempenho;
  •     Desenvolvimento de Plano de Ação.

Gestão de Clima Organizacional

  •     Pesquisa de Clima;
  •     Tabulação e Análise dos Resultados;
  •     Relatórios de Clima;
  •     Desenvolvimento de Plano de Ação;
  •     Gestão do Clima.

Treinamento & Desenvolvimento

  •     Levantamento das Necessidades de Treinamento;
  •     Planejamento dos Treinamentos;
  •     Aplicação dos Treinamentos;
  •     Avaliação do Treinamentos;
  •     Avaliação dos Resultados dos Treinamentos.

Gestão de Cargos & Salários

  •     Avaliação de Cargos e Salários;
  •     Mapeamento de Competências Técnicas e Organizacionais;
  •     Descrição de Cargos;
  •     Pesquisa Salarial;
  •     Elaboração do Plano de Cargos e Salários;
  •     Gestão dos Cargos e Salários.

Gestão de Endomarketing

  •     Desenvolver Ações Motivacionais;
  •     Desenvolver Ações de Desenvolvimento Pessoal;
  •     Desenvolver Ações de Qualidade de Vida no Trabalho;
  •     Disseminar a Cultura Organizacional;
  •     Gerenciar a Comunicação Interna;
  •     Promover Melhoria Contínua.

Gestão de Desligamento

  •   Entrevista de desligamento.

Agora que você já sabe o que faz e quais são as principais atribuições de um profissional de RH, que tal ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento https://rhpratica.com/ e prepare-se já para o mercado de trabalho. 

Por Alessandra Leite

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Fonte: Jornal Contábil
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