Compartilhar com a sociedade os resultados das políticas públicas executadas em prol do Semiárido brasileiro, especialmente para o desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária na região. Foi com esse objetivo que o Sebrae, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresentaram, nesta terça-feira (20), na Paraíba, as principais ações desenvolvidas de forma conjunta para o fortalecimento do ambiente de negócios e para o desenvolvimento econômico e social da região.

Realizado na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), na cidade de Campina Grande, o evento contou com a participação do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, que enfatizou a importância econômica da região para o país e a contribuição dos pequenos negócios para esse desempenho positivo. Na ocasião, Melles também ressaltou as principais ações executadas pela instituição para contribuir com a melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

“O Sebrae está junto dos pequenos negócios através de ações como o InovAtiva, um dos maiores programas do mundo de inovação, e do Brasil Mais, que, no ano passado, atendeu perto de 100 mil empresas, aumentou em mais de 24% a produtividade e em 14% o faturamento desses negócios”, ressaltou o presidente, ao acrescentar que as ações para a desburocratização do ambiente de negócios também são essenciais para os resultados obtidos.

“Esse é o desafio do Brasil: juntar a ciência, a tecnologia e o conhecimento para transformar vidas. Nós estamos fazendo isso junto com os ministérios e o Sebrae tem uma grande alegria de poder servir ao Brasil. Esse é o bom caminho para perseguirmos”, afirmou Carlos Melles. Ele destacou também a contratação de cinco mil novos Agentes Locais de Inovação (ALIs) para contribuir ainda mais com o crescimento das micro e pequenas empresas brasileiras.

Por sua vez, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, destacou os investimentos que estão sendo realizados no Semiárido, especialmente por meio de instituições como o INSA, nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, agropecuária e inteligência artificial.

“Nós precisamos potencializar ainda mais os investimentos que estão acontecendo neste momento em setores que são estratégicos para o Semiárido, como oferta de água, a palma forrageira, a geração de energia limpa adequada para a região e o fortalecimento da bacia leiteira. Tudo isso com foco nos territórios, na população local, na valorização do saber e dos profissionais. Só com conhecimento científico e tecnológico nós vamos transformar essa região”, declarou.

Em seguida, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou as principais políticas públicas executadas pelo órgão, com destaque para o AgroNordeste, criado com o objetivo de impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Semiárido.

O programa, cuja execução conta com o apoio do Sebrae, já impactou positivamente mais de 30 mil pequenos e médios agricultores nos 11 estados onde atua, incluindo a Paraíba. “É um prazer muito grande podermos sacramentar, depois de três anos e quase nove meses, uma parceria grande que nasceu dentro do Ministério da Agricultura: o AgroNordeste. Naquele momento, nós não sabíamos como o programa iria se comportar mas, quando buscamos os parceiros, e o Sebrae é um parceiro fundamental desse programa, nós sabíamos de todo o seu potencial de transformação na região”, concluiu Marcos Montes.

Também participaram do evento a coordenadora do Agronegócio do Sebrae Nacional, Newman Costa; o diretores técnico e de Administração e Finanças do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim e Neto Franca, respectivamente; o membro do Conselho Deliberativo Estadual, Sérgio Martins; além de representantes das instituições parceiras do AgroNordeste.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui