O espanhol é um dos idiomas mais procurados por recrutadores durante os processos seletivos, ficando atrás somente do inglês. A justificativa da alta procura por profissionais que o dominam está na sua abrangência. De acordo com dados da Ethnologue, cerca de 540 milhões de pessoas ao redor do globo falam a língua.
Registros históricos apontam que a colonização espanhola foi responsável por levar o idioma para mais de 20 países da América, África e Ásia. Nos Estados Unidos, a língua espanhola é a segunda mais usada.
Numa realidade global de negócios, em que as tecnologias encurtam as distâncias, a capacidade de se comunicar com diferentes países e mercados é uma habilidade que pode colocar o profissional à frente na disputa por um posto de trabalho.
Para conquistar um diferencial competitivo no mercado de trabalho, fazer um curso de espanhol pode ser o caminho. Além disso, vale apostar em algumas dicas para se preparar para a entrevista na língua espanhola e aumentar as chances de conquistar uma vaga.
A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) recomenda que o candidato se planeje para o momento da seleção, o que inclui estudos sobre a instituição e a vaga, demonstração de interesse e preparo para se apresentar adequadamente na conversa, além da busca por desenvolvimento de competências.
Nesse sentido, diversos portais especializados no assunto também reúnem dicas que podem ajudar o candidato a se preparar para o tão aguardado momento da entrevista em outro idioma. Confira cinco delas.
1. Coloque o espanhol em prática
Para se sair bem na entrevista de emprego em espanhol, é preciso praticar o idioma constantemente. Além de materiais didáticos tradicionais, atividades como leitura, séries, filmes e podcasts ajudam no aprendizado prático e mantêm o aluno atualizado.
Outra recomendação é prestar atenção nas diferenças de pronúncia entre determinadas regiões e conhecer expressões específicas.
2. Mergulhe na cultura
Conhecer as características da empresa onde será feita a entrevista é outro passo-chave. Se ela for internacional, por exemplo, ou negociar com clientes de um país específico, a dica é mostrar conhecimento sobre a história e as peculiaridades dessa nação.
Caso o candidato já tenha viajado para o tal lugar, vale contar as suas perspectivas em relação à experiência com aquela cultura.
O cuidado com o aspecto cultural é relevante para não gerar decepções, gafes e até mesmo problemas maiores, como ser desrespeitoso sem intenção. Pesquisar sobre como são as relações de trabalho é essencial para entender como a adaptação pode ser feita e mostrar isso aos recrutadores.
3. Conheça mais sobre a sua área
Durante a entrevista de emprego, serão realizados questionamentos em relação à área de atuação do candidato e ao cargo pretendido. Por isso, fazer uma pesquisa rápida para compreender como é o universo de determinado campo de trabalho em espanhol faz diferença.
A dica é descobrir os termos técnicos mais comuns e mostrar na entrevista que se está familiarizado com o dia a dia daquela atividade.
4. Treine a entrevista
Praticar a entrevista em si é um jeito de estudar mais sobre o tema de maneira aplicada, diminuir a ansiedade e prever respostas para as perguntas mais frequentes. Algumas delas incluem:
- “¿Puede hablarnos un poco sobre usted?” (Pode falar um pouco sobre você?, em tradução livre);
- “¿Cuáles son sus principales cualidades?” (Quais são suas principais qualidades?);
- “¿Cuáles son sus principales defectos?” (Quais são os seus principais defeitos?)
- “¿Por qué le interesa nuestra empresa?” (Por que você está interessado em nossa empresa?);
- “¿Por qué se considera la persona adecuada para este puesto?” (Por que você acha que é a pessoa certa para esta posição?)
Essas são perguntas tradicionais que têm como propósito conhecer melhor o candidato, além de testar sua desenvoltura no idioma. Para respondê-las, o importante é manter a calma e a clareza das ideias.
5. Fuja do “portunhol”
Esse alerta é unanimidade entre os portais especializados no assunto. Por se parecer com o português em alguns aspectos, alguns brasileiros acreditam que o espanhol é um idioma “fácil” de ser falado. No entanto, o “portunhol” não deve ser arriscado na entrevista de emprego, pois pode indicar falta de profissionalismo e de conhecimento verdadeiro sobre a língua.
É necessário, portanto, saber o vocabulário típico de uma entrevista para evitar a armadilha dos falsos cognatos — palavras estrangeiras parecidas com o português na pronúncia e grafia, mas que têm significados totalmente diferentes. São exemplos puesto (vaga); experiencia laboral (experiência profissional); listo (pronto); apellido (sobrenome); experto (especialista); oficina (escritório); saco (paletó); dirección (endereço); despido (demissão); fecha (data) e sitio (lugar).
O post Entrevista de emprego em espanhol: Veja 5 dicas para obter sucesso! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui