Que o cartão de crédito é um grande aliado nas compras do dia a dia isso todo mundo sabe, mas você entende como funciona o limite do seu cartão?
Essa é uma dúvida muito comum entre os usuários deste recurso maravilho, por isso vou esclarecer sobre como o limite do cartão de crédito funciona e como ele é ajustado, tanto para mais quanto para menos. Confira!
O que é o limite do cartão de crédito?
Quando você precisa fazer uma compra e usa seu cartão de crédito, você ainda não gastou seu dinheiro. O dinheiro é dado pela empresa do seu cartão a quem está provendo o serviço ou o produto.
Você será cobrado pelo uso deste crédito na forma de uma fatura e no fim, a empresa gastou o dinheiro dela, você repôs e, muitas vezes, ganhou milhas ou pontos de algum estabelecimento no processo.
Quando você recebe o seu cartão ele vem com um limite de crédito, esse valor é o máximo de crédito provindo do cartão que você poderá usar de uma vez só ou aos poucos.
Portanto, se seu cartão tem um limite de R$ 1000, você só pode fazer compras no cartão, até antes de receber a fatura, que custem, no total, o valor do limite.
Como o limite é calculado?
O valor do limite do cartão de crédito é calculado e liberado com base em análises que levam em conta suas condições financeiras. É nesse momento que a financeira vai analisar tudo o que você ganha para saber se é possível liberar um cartão de crédito para você.
O banco também analisa como você está lidando com as contas que já tem. Caso possua um cartão de crédito, a instituição analisa se as faturas são pagas em dia, se tem atrasos, negociações, entre outros dados.
Tudo isso é feito para evitar que haja endividamento e, consequentemente, a perda do limite do cartão. Quando contratamos um cartão de crédito, existe um limite inicial que costuma ser baixo e menor do que gostaríamos.
Isso acontece porque, mesmo fazendo a análise financeira, o banco precisa saber como vamos nos comportar com o valor liberado.
Como aumentar meu limite do cartão de crédito?
Algumas dicas podem te ajudar a aumentar o seu limite, como:
- Não possuir pendências financeiras
- Priorize o pagamento em dia de todas as suas contas
- Ter controle financeiro do seu dinheiro para não gastar acima do que ganha
- Concentrar todas as suas compras no cartão de crédito
- Ter uma alta movimentação financeira
- Ter um bom relacionamento com o banco
- Aumente o seu score de crédito
- Mantenha sua renda atualizada
- Opte por receber seu salário pelo banco emissor do seu cartão
O post Limite do cartão de crédito: Como ele é calculado? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui