Todo cidadão que deseja estar habilitado a dirigir precisa passar por alguns processos antes de, enfim, conseguir emitir a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Dentre os procedimentos, estão aqueles conhecidos como exames preliminares que nada mais são que o exame de vista e o teste psicotécnico.
Nestes procedimentos iniciais, é comum encontrar pessoas com receios de não passar no teste psicotécnico. Diante disso, elaboramos um breve guia com informações essenciais relacionadas a referida avaliação psicológica.
Sobre o teste psicotécnico do Detran
Antes de mais nada, é preciso entender o que é, e qual é o intuito de um teste psicotécnico realizado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). De modo breve, a avaliação trata-se de uma maneira de medir os níveis das habilidades necessárias a um motorista.
Neste sentido, não basta que a pessoa tenha habilidades voltadas ao controle do volante, de modo que também é preciso ter um equilíbrio mental e emocional frente às eventuais situações que ocorrem no trânsito. Sendo assim, o teste irá avaliar fatores como: comportamento, memória, raciocínio lógico, tomada de decisões, concentração e tomada de informação.
Vale ressaltar que a avaliação dessas faculdades mentais atravessa intrinsecamente o campo da psicologia, logo este teste somente pode ser realizado por profissional devidamente qualificado. Falando mais precisamente, a avaliação apenas pode ser realizada por um psicólogo, e os métodos utilizados devem obrigatoriamente ser aprovados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).
Quando o teste será exigido?
Em suma, testes psicométricos são utilizados em diversas áreas pertinentes a vida em sociedade, tais como para seleções para vagas de emprego, em meio ao alistamento para o serviço militar, ou até mesmo para finalidades voltadas a pesquisa. Contudo, no âmbito do Detran, a avaliação será exigida nos seguintes casos:
- No início do processo para obter a CNH;
- Quando a habilitação é cassada;
- Em cada renovação da CNH de condutores profissionais.
Dicas para passar na avaliação
Separamos aqui algumas sugestões que podem lhe auxiliar em uma possível ansiedade para avaliação, bem como atitudes que podem evitar as chances de reprovação. Confira:
- Em primeiro lugar, é essencial estar o mais atento possível às instruções do avaliador, para não deixar passar nada;
- Tenha uma bom sono na noite anterior, visto que o devido descanso auxilia bastante no processo das faculdades mentais;
- Vá bem alimentado, mas não exagere. Um estômago vazio ou muito cheio, pode comprometer o seu foco;
- Vista roupas confortáveis, para potencializar seus níveis de atenção;
- Tire dúvidas com o avaliador, quando não compreender alguma instrução;
- Procure chegar na hora certa, dado que atrasos são passíveis de reprovação.
O post Saiba como funciona o teste psicotécnico do Detran apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui