A partir da Portaria nº 1065, publicada em 23 de setembro de 2019 pelo Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho Digital passou a se equiparar com a CTPS física para fins de trabalho e emprego.
Porém, diferente da versão em papel, a CTPS Digital não é válida como documento de identificação civil. A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada diretamente através de um aplicativo disponível para celulares Android e IOS.
O objetivo da versão virtual do documento é facilitar a vida do trabalhador, de modo que conta com diversas vantagens frente ao documento físico.
Mas afinal, você sabe como pedir sua carteira digital e como consultá-la? Caso você queira agilizar e facilitar sua vida, continue conosco, pois vou te dar todos esses detalhes, agora!
Como ter a carteira de trabalho digital?
peça o documento seguindo o passo a passo abaixo:
- Caso não tenha, crie uma conta na página gov.br
- Em seguida, procure pela opção Carteira de Trabalho Digital,
- Clique em “Solicitar”
- Vá em “Quero me Cadastrar”
- Preencha seus dados e siga as orientações, como:
- Confirmação de informações pessoais: serão solicitados dados como nome da mãe e data de nascimento. Quando isso acontecer, basta escolher as opções corretas e prosseguir. Com isso, já estarão disponíveis para visualização os dados mais básicos sobre os vínculos empregatícios;
- Confirmação de vínculos anteriores: por último, para ter acesso a mais informações sobre a carteira de trabalho online, serão solicitadas novas confirmações, desta vez sobre vínculos empregatícios anteriores, como nome do último empregador, o ano do último contrato e se você recebeu os benefícios do INSS nos últimos 5 anos. Sempre escolha a opção correta e clique em “confirmar”. Com isso, você passa a ter acesso a todos os dados de vínculos empregatícios.
- Agora, basta clicar no ícone da Carteira de Trabalho Digital.
Como consultar minha carteira de trabalho digital?
Para consultar o documento e as diversas informações nele contido, basta baixar o aplicativo intitulado “Carteira de Trabalho Digital” em seu aparelho celular e seguir os seguintes passos:
- Clique em Entrar
- Entre no aplicativo com seu CPF e sua senha do site gov.br.
- Na página de Ínicio, você pode ter acesso as últimas anotações no documento.
- Já na guia Contratos, você consegue localizar as empresas nas quais você já trabalhou.
- Enquanto na página de Enviar, você encontrará opções para salvar os dados da sua carteira e enviá-la para algum contato.
- Na última guia, a de Benefícios, você pode consultar os auxílios que você tem direito.
Quais as funções da carteira de trabalho digital?
Através do app, é possível conferir diversa informações essenciais na vida do cidadão, onde o trabalhador encontra dados como:
- Informações sobre contratos de trabalhos atuais e antigos
- Gráficos de remunerações
- Tempo de serviço em cada contrato
- Média salarial do empregado
- Solicitar o seguro-desemprego
- Calendário do Abono Salarial
- Repasses do INSS e FGTS
O post Carteira de Trabalho Digital: Saiba como consultá-la usando o CPF apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui