A área da contabilidade traz algumas particularidades estritamente desafiadoras. Se você parar para pensar no histórico da profissão verá inúmeras mudanças e inovações que os profissionais contábeis tiveram que se adaptar ao longo dos anos.
Um exemplo universal como referência é a transição de cadernos de registros contábeis para sistemas computacionais. E esse é um caminho contínuo: Mudanças, Inovações e Adaptações. O futuro da contabilidade está inserido nessa tríade.
Novas legislações e tributos, mudanças na economia, transformações tecnológicas e digitais, técnicas inovadoras, novos processos contábeis… A área Contábil está em constante evolução e se você quer construir a sua carreira de sucesso para o futuro, precisa acompanhar essas mudanças.
Diante disso, você já parou para pensar como será o futuro da área Contábil? E Como você quer estar nesse futuro? Você está preparado? Para te ajudar a responder essas perguntas, trago aqui 7 orientações para você começar a refletir e, principalmente, agir!
1 – Enxergue novas oportunidades na contabilidade
O seu sucesso profissional de hoje e de amanhã está baseado nas oportunidades que você identifica diariamente. Os profissionais da Contabilidade precisam enxergar novas possibilidades, compreender como elas podem impactar na profissão e desenvolvê-las de forma inovadora.
Antecipe-se, planeje e se transforme para estar em sincronia com as mudanças e oportunidades. Avalie onde você está hoje, aonde quer chegar, o que está fazendo para alcançar os seus objetivos e identifique o que o mercado pode te oferecer e o que você pode fazer para se sobressair.
O futuro da contabilidade promete novas e fascinantes perspectivas profissionais!
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
2- Acompanhe as inovações tecnológicas do setor
A transformação digital, computação em nuvem, inteligência artificial e novas tecnologias mudaram e mudarão ativamente o trabalho de profissionais contábeis. A tecnologia trouxe mudanças enérgicas para a área contábil. E é uma energia que não tem volta e nem fim, é contínua.
Existe o burburinho entre os profissionais contábeis que as novas tecnologias e a automação podem substituir contabilistas. Gente, PAREM de se contaminar com isso. Ao invés de ter esse pensamento que não contribui em nada, vá se preparar para enfrentar novos desafios. A tecnologia precisa do ser humano, como nós precisamos dela para sobreviver também.
As novas tecnologias abrem carreiras e oportunidades e está transformando a área contábil para melhor. A automação da área tem o potencial de permitir que você atue de forma mais estratégica e ofereça um serviço com valor comercial mais agregado e rentável para o negócio.
A contabilidade é digital e para acompanhar essas transformações o profissional precisa ir além da automatização dos serviços contábeis e ser um contador 2.0 para interagir com seus clientes por meio de estratégias de marketing digital. Portanto, adapte-se a tecnologia, faça treinamentos, aprenda novos processos, desenvolva habilidades para crescer profissionalmente com as inovações tecnológicas da área Contábil.
3 – Relacione e entregue valor aos seus clientes
O seu cliente vai exigir a cada vez mais de você a entrega de valor comercial agregado, orientações inteligentes para a tomada de decisão e soluções contábeis inteligentes para aumentar a rentabilidade e a vantagem competitiva do negócio. Por isso esteja preparado para ser o profissional que o mercado precisa.
É evidente que as novas tecnologias agilizam e facilitam as demandas operacionais do dia a dia do trabalho, mas também permitem um distanciamento físico com os clientes. Utilize a tecnologia a seu favor para estabelecer uma conexão mais humana e também não abra mão do contato físico e pessoal. Você precisa ter relacionamentos sólidos e ser lembrado pelo seu cliente.
4 – Seja proativo para tomar decisões inteligentes e rápidas
A área Contábil não é por intuição, longe disso! Você sempre deve estar preparado para orientar as empresas a tomarem decisões inteligentes com base na leitura de dados do negócio integrado com o mercado econômico global.
Você deve estar preparado para antecipar tendências, orientar os próximos passos, identificar necessidades, comportamentos e processos que precisam ser alterados e verificar resultados e impactos reais que as ações geram para o negócio.
5- Esteja em Compliance
O futuro da área Contábil vai exigir, cada vez mais, a conformidade com a legislação, ética e processos internos do negócio. As empresas precisam de profissionais confiáveis. Trabalhar com ética e pensamento racional trará sucesso para profissional para você e para o negócio. Exerça a profissão com ética, honestidade e transparência e cumpra as normas que regem a profissão.
Estar em compliance é uma grande vantagem para a reputação do negócio e para o bolso!
6- Desenvolva o seu potencial humano e a inteligência emocional
As grandes transformações que influenciarão o futuro da contabilidade requerem profissionais líderes e sábios. Desenvolver o seu potencial humano e das pessoas que estão junto com você deve ser um hábito para conseguir lidar com os desafios e mudanças da sua vida pessoal e profissional.
Já a inteligência emocional te prepara para gerenciar e compreender as suas emoções e das pessoas que estão próximas a você. Por isso, desenvolva o autoconhecimento, autocontrole, empatia e habilidade de relacionar-se bem com outras pessoas mesmo em situações difíceis.
7 – Especialize-se
Se você quer estar preparado para lidar com os desafios e mudanças futuras da profissão, você precisa investir constantemente na sua educação, portanto, escolha um MBA que faça diferença em sua carreira. Uma especialização na área contábil é essencial para expandir seus conhecimentos e estar atualizado com o mercado.
E aí, você está disposto, apto e preparado para o futuro da contabilidade?
Se você ainda não começou a se preparar para o futuro da contabilidade, precisa começar agora para não ficar para trás. Avalie seus pontos fortes e fracos e onde você está e o que quer alcançar profissionalmente. O seu futuro profissional é o reflexo do que você é e faz hoje.
Via IPOG
Fonte: jc