Por Daniel Bruce
Com colaboração de Sheylla Alves
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) assinaram, na tarde desta quarta-feira, 9, durante a realização da 1.092ª Reunião Plenária Ordinária do CFC, o Acordo de Cooperação Técnica, que visa ampliar a captação das doações realizadas diretamente na declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF) e que são direcionadas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI).
O documento foi assinado pelo presidente da autarquia, Aécio Prado Dantas Júnior; pela ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Britto; pelo secretário da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa; e pela secretária da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Ramos Monteiro.
Na oportunidade, foi realizado o lançamento do Selo CFC Inclusivo, que na sequência, o presidente Aécio Dantas o entregou à ministra e aos secretários nacionais, em primeira mão. O ato teve o objetivo de celebrar não apenas a assinatura do termo entre as entidades e o início do projeto, mas, de também promover a diversidade, a equidade e a inclusão social no âmbito do Sistema CFC/CRCs.
A reunião tratou, ainda, de assuntos pertinentes às Vice-Presidências, à Câmara de Desenvolvimento Profissional, à realização do Exame de Suficiência do CFC Edição 2/2022 e à posse na Academia Paulista de Contabilidade do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional CFC, Joaquim Bezerra, e do ex-vice-presidente Técnico da autarquia, Idésio Coelho. Também foi abordado o Projeto n.º 3004, sobre o Programa de Excelência na Contabilidade.
CFC Inclusivo
No período da manhã, durante a Reunião Plenária, a diretoria e os conselheiros do Sistema CFC/CRCs deliberaram o novo projeto denominado CFC Inclusivo, que fala sobre a diversidade, a equidade e a inclusão. Para o presidente do CFC, Aécio Dantas, “a linha geral deste projeto, que vem de uma discussão de trabalho muito criteriosa, é uma temática que envolve muitas opiniões. Mas, quem já viu o projeto entendeu a dimensão dele. O propósito é realmente amplo, em que vamos falar de inúmeras pautas pertinentes à inclusão, com o foco na nossa profissão”, contou.
O projeto visa promover a integração proposta pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em que a inclusão, em todas as suas vertentes, esteja presente. A coordenadora da Comunicação do CFC, Rafaella Feliciano, apresentou o projeto durante a reunião e destacou o estudo aprofundado que foi realizado para que o projeto saísse do papel. Em sua fala, ela reiterou que, na América Latina, ainda não existe nenhum estudo sobre a questão da inclusão na Contabilidade, e isso prejudica a mensuração de dados referentes a essa questão e na comparação com outros continentes.
“Essa foi umas das questões que enfrentamos para trabalhar essa temática no âmbito Brasil. Nós juntamos essa necessidade ao rever, hoje, o conceito integrado de contabilidade como membro do Pacto Global, que é um movimento da ONU que engloba o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E, nós, enquanto signatários do Pacto Global, fomos incumbidos de trabalhar a inclusão e outras metas”, complementou Rafaella.
Então, diante dessas vertentes, o selo do CFC Inclusivo foi apresentado e pensado para destacar o compromisso da integração entre as mais diversas bandeiras da inclusão, com respeito a todos os talentos contábeis. “Esse selo será utilizado na marcação de tudo que possamos produzir em cumprimento das metas do Pacto Global. A intenção é que possamos levar essa campanha para diversas práticas inclusivas institucionais”, destacou Rafaella.
A diretora executiva do CFC, Elys Tevania, emocionada diante da apresentação sobre o projeto, ressaltou que o CFC Inclusivo é de grande orgulho, inclusive pessoal. “Em todos os anos em que pertenço ao Conselho, esse foi sem dúvidas um dos momentos de grande orgulho pessoal. Pertencer a esse movimento tão lindo faz com que eu veja, hoje, um direcionamento de pessoas que estão se importando com as outras e isso é singular”, revelou Elys.
Ela ainda parabenizou o presidente Aécio pela fluidez ao tratar da temática e também a todos que fizeram parte desta história. “Digo que vocês não estão apenas abraçando uma pessoa que precisa e, sim, incluindo. Pois, tenho certeza, que, quando uma pessoa é discriminada, ela encontra inúmeros desafios, mas, quando ela encontra o acolhimento e o amor, sabe que é possível superar tudo”, finalizou.
A diversidade, a equidade e a inclusão, agora, fazem parte do alinhamento de metas do CFC com o Pacto Global de forma ainda mais firme com o projeto CFC Inclusivo na prática, sempre zelando pela ética e pela qualidade dos interesses da classe contábil.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui