Para encontrar os dados fiscais e cadastrais de uma empresa, o melhor caminho é por meio do Cartão CNPJ.
Isso porque o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é o documento de identificação e certificação de uma empresa, o qual é gerado no momento da abertura do negócio.
Ele é um dos principais documentos para a validação de uma empresa, pois evidencia que ela está devidamente registrada e ativa na Receita Federal do Brasil. Assim, pode-se dizer que o CNPJ é equivalente ao CPF quando se trata de pessoa física, ou seja, CNPJ: Empresa; CPF: Pessoa Física.
Quais informações tem no Cartão CNPJ?
No cartão CNPJ são informados dados cadastrais da empresa, como:
- Endereço completo com cidade e estado;
- Situação cadastral da empresa;
- Data de abertura;
- Razão social;
- Código e descrição da atividade econômica principal;
- Código e descrição das atividades econômicas secundárias;
- Contatos: e-mail e telefone;
- Nome fantasia.
Como consultar um Cartão CNPJ
Antes de consultar o Cartão CNPJ, é preciso verificar se a empresa existe de fato, pois o processo de abertura de uma empresa pode demorar alguns dias. Nesse caso, tenha em mãos o código numérico de 14 dígitos que representam o CNPJ:
- Acesse a página de serviços da Receita Federal;
- Digite o número do CNPJ com 14 dígitos;
- Clique na validação do site via captcha;
- Consulte:
Após a consulta, você terá acesso ao cartão CNPJ da empresa, o qual poderá ser impresso ou salvo em PDF.
Inclusive, observe que a Receita pede que seja feita a conferência dos dados de identificação da pessoa jurídica. Então, caso tenha alguma informação antiga ou alterada, deve ser solicitada a alteração:
A impressão do cartão CNPJ também mostrará data, mês, ano e hora de consulta e emissão do mesmo:
Quais tipos de situações cadastrais podemos encontrar no Cartão CNPJ
Ao emitir o cartão CNPJ de uma empresa, conforme citado acima, haverá acesso à informação de qual é a situação cadastral da empresa. Abaixo, confira quais são os tipos de situações encontrados:
- Situação cadastral ativa: essa situação demonstra que a empresa está em atividades normais, sem pendências registradas na Receita Federal.
- Situação cadastral suspensa: demonstra que a empresa não poderá operar. Isso pode ocorrer de duas formas: a pedido do contribuinte e o pedido ainda não foi acatado pela Receita Federal, ou por inconsistência nos dados cadastrais, em algumas situações de decorrências de decisões judiciais por suspeita de fraudes.
- Situação cadastral inapta: é a situação em que a empresa está sem apresentar as declarações obrigatórias para a Receita Federal.
- Situação cadastral baixada: nesse caso significa que o CNPJ foi baixado, seja a pedido do contribuinte ou baixado por ofício.
Dessa forma, conclui-se que o processo de impressão do cartão CNPJ de uma empresa é um completamente digital, tranquilo e rápido. Entretanto, é muito importante saber realizar a leitura das informações fiscais constantes no cartão CNPJ, como data de abertura, situação cadastral, atividades principais e secundárias, pois isso facilitará a análise panorâmica da empresa. Aproveite e saiba como verificar se o CNPJ do MEI está ativo.
Além disso, ter o seu próprio CNPJ traz uma série de vantagens, tais como o pagamento de impostos compatíveis com o seu modelo empresarial, entre outros. Conte a Contabilizei nesta jornada! Somos número 1 do Brasil em abertura de micro e pequenas empresas.
Por Charles Gularte, formado em contabilidade pela FAE Centro Universitário e MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios.
Original de Contabilizei
O post Conheça o passo a passo para imprimir o cartão CNPJ apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui