Em entrevista à BBC News Brasil, o general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz disse o novo governo do PT não tem motivos para temer a atuação dos militares nos próximos quatro anos.
“Do meu ponto de vista, não precisa temer nada. Nem o governo e nem a população”, disse Santos Cruz. O general também disse que acreditar que Lula tem experiência política e saberá lidar com as Forças Armadas, e acredita em uma relação harmônica entre Lula e os militares.
Leia Também: Grupo técnico da Defesa na equipe de transição pode ser definido
Pedidos de intervenção militar
Com a vitória de Lula, as portas dos quartéis e outras unidades militares se transformaram em verdadeiros acampamentos de apoiadores bolsonaristas inconformados com o resultado da disputa.
Nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp e Telegram, existem diversos pedidos de intervenção militar para que os militares possam impedir que Lula tome posse.
O argumento dos manifestantes é que existiu uma suposta fraude nas eleições. Os manifestantes ficaram com grandes expectativas com relação a intervenção, após algumas notas divulgadas pelo Ministério da Defesa e pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica de que uma reação poderia vir da caserna.
Leia Também: Orçamento Secreto: Lira defende a continuidade das emendas do relator
General Santos Cruz reconhece vitória de Lula
Santos Cruz foi apoiador de Bolsonaro e participou de sua equipe como ministro da Secretaria de Governo. Em junho de 2019, foi exonerado por Bolsonaro do cargo de ministro da Secretaria de Governo da Presidência, após virar alvo de ataques da chamada ala ideológica do governo.
Desde então, Santos Cruz vem tecendo críticas ao atual presidente. Mesmo na reserva, ele é frequentemente procurado por interlocutores interessados em saber como funcionam as engrenagens das Forças Armadas do Brasil.
Pouco depois do anúncio oficial do resultado da eleição presidencial, que confirmou Luiz Inacio Lula da Silva como presidente que tomará posse em janeiro, o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz publicou uma mensagem no Twitter pedindo “união nacional”.
“Que o novo governo seja para todos os brasileiros, com respeito às diferenças, sem conflitos, aperfeiçoamento das instituições, paz social, redução das desigualdades, apoio aos necessitados, honestidade, transparência e prestígio mundial”, escreveu ele.
Leia Também: Comissão de Ética: Saiba quem são os aliados nomeados por Bolsonaro
O futuro governo pode confiar nos militares?
Ainda durante sua entrevista, Santos Cruz afirma que “Todos os governos podem confiar nas Forças Armadas. Todos. Comecei a votar em 1974 e todos os governos tiveram o trabalho das Forças Armadas em prol da nossa população em todos os momentos de crise…”
Questionado se o governo Lula precisa temer os militares, Cruz responde, “Do meu ponto de vista, não precisa temer nada. Nem o governo e nem a população.”
“As Forças Armadas têm o seu posicionamento que é constitucional. Acho que não só o próximo governo pode contar (com as Forças Armadas), mas este governo também pode contar com ela. Agora, não se pode contar com as Forças Armadas para sair da Constituição.” completou.
“O que eu falo é pessoal e baseado na cultura militar em que eu fiquei por mais de 45 anos […] Eu acho que o povo brasileiro tem que continuar confiando, como sempre fez, nas instituições e nos comandantes atuais. É importante que essas instituições se comportem de forma apolítica, sem preferência de nomes e de partidos. Isso é fundamental para toda a sociedade brasileira.” disse.
O post General Santos Cruz diz que novo governo não tem motivos para temer militares apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui