Com a Black Friday, a Copa do Mundo e as festas de fim de ano se aproximando, o último trimestre de 2022 certamente será movimentado para varejistas e profissionais de marketing.
Para descobrir como os brasileiros planejam fazer compras junto com quaisquer possíveis obstáculos que possam enfrentar, a Criteo encomendou um estudo no terceiro trimestre que analisou os hábitos de compras para festas de fim de ano. Os resultados trazem insights valiosos para os profissionais de marketing que atualmente estão traçando estratégias com o objetivo de converter as compras até o final do ano.
E-commerce está em expansão
Segundo a pesquisa, 65% dos brasileiros preferem fazer as compras de fim de ano por meio de smartphones e 24% preferem comprar por notebooks e desktops. Além disso, 40% dos consumidores brasileiros optam por comprar online para evitar as longas filas que acontecem no final do ano. Essa é uma grande diferença em relação aos anos anteriores, em que os sites dos varejistas serviam como catálogos e os consumidores ainda eram obrigados a fazer compras na loja.
Com o aumento das compras online no Brasil, o comércio agora está em toda parte e os profissionais de marketing devem investir em commerce media para gerar resultados nesta temporada de festas. A commerce media permite que anunciantes de varejo e não varejo se conectem com o público durante toda a jornada de compra em sites de varejistas e publishers na Internet aberta, aproveitando dados de comércio em larga escala para melhorar as experiências e vincular os gastos com anúncios diretamente aos resultados. Ao fornecer uma experiência de compra fluida, as marcas podem se conectar com os consumidores e fornecer uma forma de compra mais personalizada.
Melhor período para vendas
A Black Friday não marca mais o início da temporada de promoções. Hoje, as ofertas e as promoções começam muito mais cedo, com novembro sendo apelidado de “Cyber Month”, pois os varejistas têm uma vantagem inicial ao lançar seus descontos durante todo o mês.
Compreender os hábitos do consumidor para este período de compras é crucial para executar estratégias de marketing eficazes. O estudo mostra que 45% dos consumidores começarão a comprar um mês antes das festas de fim de ano e 23% começaram com dois meses de antecedência. Por outro lado, 13% são consumidores de última hora e vão fazer compras na semana do Natal, sendo que os 10% restantes afirmam não ter a certeza de quando vão começar.
Com esses dados, podemos observar que a maioria dos consumidores está se preparando para as compras de final de ano e provavelmente está procurando por promoções. Por isso, os varejistas devem estar atentos ao mercado e buscar oferecer o melhor a todos os clientes, desde os que já estão comprando até os que vão deixar para a última hora.
O estudo da Criteo também destaca as categorias de produtos que as pessoas mais compram como presentes de fim de ano online: 73% compram roupas e acessórios, 53% compram produtos de bem-estar, como cosméticos, maquiagem e perfumes, e 52% compram brinquedos. Em relação ao orçamento, 35% dos entrevistados revelaram que gastam em média com presentes de final de ano acima de R$ 400.
Com um período de compras atípico devido ao grande número de eventos que acontecem, o último trimestre de 2022 será um ponto de inflexão para o varejo, que terá que se mobilizar para atender a todos os tipos de necessidades do consumidor. Nesta época, é essencial que os varejistas estejam preparados para superar as expectativas dos consumidores.
Economia pode impulsionar as compras de última hora
São vários os motivos que levam o consumidor a deixar as compras de final de ano para a última hora, seja falta de tempo ou problemas com sites e aplicativos. Porém, o principal fato é que 43% das pessoas deixam suas compras para os “45 do segundo tempo” devido ao atraso no recebimento do salário ou à falta de dinheiro para a compra.
Assim, os varejistas precisam estar atentos aos diferentes caminhos que os consumidores podem seguir para a temporada de compras do final de 2022. Sabendo que esta será uma temporada atípica, é fundamental que as estratégias sejam construídas em torno dos principais eventos, principalmente a Copa do Mundo, já que grande parte dos clientes estará motivada a fazer compras ao longo do torneio.
Além disso, é importante não alienar o restante do público, que não estará muito ligado ao evento esportivo, mas estará em busca de negócios. A temporada de festas de fim de ano de 2022 será uma oportunidade para os varejistas experimentarem abordagens novas e aprimoradas para um mercado que está tendo um entusiasmo renovado pelas compras online.
- Estudo realizado pela Criteo no Brasil com 1000 respondentes em agosto de 2022.
Por Tiago Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo
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Fonte: Jornal Contábil
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