Dos US$ 9,4 bilhões investidos em startups brasileiras no último ano, 40% foi destinado às fintechs. O volume segue crescente, pois o total captado no primeiro trimestre é 40,5% do valor captado em todo o ano de 2021, e praticamente o dobro em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Fintech Report 2022. “As fintechs apresentam grande crescimento e valorização. Por ser um negócio digital, os custos de se manter ou começar uma fintech do zero são bem menores, destaca Callebe Mendes, CEO da Zapay. Veja abaixo cinco passos que o empreendedor lista para quem quer começar a trilhar uma trajetória empreendedora com uma Fintech.
Passo 1: Encontre uma necessidade de mercado
Evite focar em encontrar uma ideia genial, mas sim em atender uma necessidade pela qual as pessoas já estão dispostas a pagar. Parece óbvio, mas essa é uma das principais causas de fracasso de muitas fintechs. Justamente por isso, eu criei o método do Radar de Oportunidades, ensinado no curso, para procurar oportunidades promissoras de negócio (a possibilidade de atender melhor um grupo específico de pessoas, e de ser bem pago por isso). Dentre aquelas encontradas, selecione a que melhor se encaixa com o que você quer oferecer.
Passo 2: Valide a sua ideia
Depois de encontrar uma necessidade, pergunte: que solução vou oferecer? Como vou faturar? Mapeie se essa necessidade é real e se vale a pena entrar no mercado. Direcione o seu foco para entender o que o seu potencial cliente precisa, e encontre soluções inteligentes que façam sentido para o seu contexto. Só assim, você torna a sua operação escalável e gera valor para quem compra de você.
Passo 3: Teste o seu produto
Depois de descobrir se vale atacar a necessidade, desenvolva um mínimo produto viável, que é um produto simples, com poucas funcionalidades, mas que seja suficiente para atender à necessidade do seu cliente. Vale montar uma página de vendas como se já tivesse o produto. Anuncie para os clientes em potencial, converse com eles para conhecê-los, ouvir suas dores e dar forma ao produto ideal do seu negócio.
Passo 4: Registre seu negócio
Registre o seu negócio com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) adequado. A sigla se refere ao código utilizado para identificar quais são as atividades econômicas exercidas por uma empresa. Essa classificação oficial é adotada pelo Sistema Estatístico Nacional do Brasil e pelos órgãos governamentais. Sem isso, você não pode operar.
Passo 5: Busque parceiros
Busque empresas parceiras, que chancelam o seu negócio, e terceirize sua tecnologia com inteligência. Dessa maneira, você começa mais rápido e investindo menos, ou seja, economizando para outras necessidades do negócio sem deixar de lado a excelência do seu produto.
A Zapay é para quem tem carro (e moto, e caminhão)! Cofundada no final de 2017 por Callebe Mendes, atual CEO, a empresa tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos.
O post Conheça os cinco passos para empreender com uma Fintech apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui