Foi lançado, nesta quinta-feira (01), durante a reunião do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), em meio à programação do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, o Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná. O material, elaborado pelo Sebrae/PR em parceria com a Paraná Turismo, com o apoio do Cepatur, descreve 77 experiências que podem ser vividas no Paraná, divididas em seis segmentos: gastronomia; cultura e história; ecoturismo e natureza; saúde e beleza; rural; e tecnologia e inovação.
Segundo a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, o projeto atende a uma tendência mundial. Ela descreve que, a partir de estudos e análises, foi possível afirmar que os turistas estão cada dia mais conectados e procuram pelos chamados “Destinos Turísticos Inteligentes”, que oferecem não só os atrativos das cidades, mas também oportunizam a vivência de experiências inesquecíveis.
“Os turistas estão à procura de experiências completas e esse trabalho foi desenvolvido a muitas mãos com o objetivo de melhorar ainda mais o turismo paranaense. Agora, podemos entregar uma vivência mais completa e intensa. São vários produtos novos, que foram testados, validados e incluídos no Catálogo que, a partir de agora, poderá ser acessado por todos aqueles que têm interesse em conhecer mais e melhor o nosso Estado”, avalia Patrícia.
O projeto abrangeu 15 municípios paranaenses: Antonina, Morretes, São José dos Pinhais, Lapa, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória e Foz do Iguaçu. De todos eles, foram selecionados 248 empreendedores, que participaram da Jornada de Formação de Produtos Turísticos da Rede de Agentes de Turismo, cujo cronograma foi constituído de consultorias oferecidas pelo Sebrae/PR e de workshops e capacitações sobre marketing, comunicação, gestão e influência digital, por exemplo.
Como resultado, foram formatadas 101 novas experiências e 77 foram validadas e incluídas no Catálogo, que conta uma versão virtual, com acesso facilitado via QRCode e pelo site. No compilado, estão descritas, também, a vivência Barro das Conchas, de Antonina; a imersão com yoga na Furna Grande, de Ponta Grossa; o London City Tour, de Londrina; a hospedagem na suíte natalina, no Hotel San Pietro, de Pato Branco; e a degustação dos Sabores do Iguaçu, na Oficina do Sorvete, de Foz do Iguaçu, dentre outras.
“Esse é um trabalho que coloca em evidência muitas das potencialidades turísticas do nosso Estado. Estamos muito felizes com essa entrega e esperamos que o Catálogo sirva para inspirar viagens incríveis ao Paraná”, destaca Irapuan Santos, diretor presidente da Paraná Turismo.
Caminho de São Miguel Arcanjo
Ainda durante a reunião da Cepatur, ocorreu, também, o pré-lançamento da rota no Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis, região Centro do Paraná. O destino, que foi escolhido como piloto de um projeto que visa desenvolver o turismo religioso no Estado, passou por um processo amplo de capacitações e consultorias oferecidas pelo Sebrae/PR. Foram atendidas 28 empresas e validadas sete novas experiências turísticas.
Agora, além das cachoeiras gigantes, que são consideradas referências de Prudentópolis, o município passa a oferecer os seguintes produtos: truck tour no Caminho de São Miguel; Vivenciando a Cultura Ucraniana no Museu do Milênio; tirolesa noturna de São Miguel; preparo e degustação de Varenyky (prato típico ucraniano feito com massa cozida e recheios diversos), na Pousada Ralu e Hostel; a Rota da Fé, no Caminho de São Miguel Arcanjo; os souvenires da fé, na Singular Souvenir; e o Rapel Vendado – uma experiência singular no Caminho de São Miguel, no Salto Sete Adventure Park.
“Apresentar os resultados iniciais da formatação desse Caminho é uma realização imensurável. Somos conhecidos como a Ucrânia brasileira e a terra das cachoeiras e queríamos, há muito tempo, formatar novas experiências na nossa cidade. O apoio do Sebrae/PR foi essencial para tirarmos esse projeto antigo do papel e, agora, temos certeza de que a rota religiosa de Prudentópolis estará entre as principais do País, oportunizando aos peregrinos uma experiência que, além de religiosa, será composta por belas paisagens, vivências exclusivas e sabores que ficarão na memória”, pontua a secretária de turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Rossetim.
Todos os detalhes sobre a rota Caminho de São Miguel Arcanjo, de Prudentópolis, podem ser acessados de forma gratuita pelo aplicativo AppPrude, disponível para download gratuito em dispositivos iOS e Android. Lá, além das informações gerais sobre a rota, também estão disponíveis informações sobre gastronomia, hospedagem, produtos típicos, cachoeiras e história do município.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui