A última reunião do ano da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase) foi realizada nesta terça-feira (6) em Brasília, em tom de despedida e com destaque para o legado dos diretores que estão no final do mandato. O grupo também se mostrou sensibilizado com a agenda positiva da Abase para os novos dirigentes a partir de 2023, como foco na sustentabilidade, inovação, empreendedorismo feminino e inclusão social.

Os dirigentes elogiaram a diretoria do Nacional pela sinergia e convívio mais próximo com os estaduais na atual gestão – com especial atenção para as conquistas alcançadas diante de crises institucionais nos últimos anos. Os esforços do presidente da Abase e superintendente do Sebrae/MT, Cláudio Mendonça, e da vice-presidente Adriana Kruppa, que é diretora técnica do Sebrae/PE, também foram reconhecidos pelos colegas.

O diretor de Administração e Finanças (DAF) do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, relembrou que os dirigentes dos estados estiveram reunidos em 16 plenárias DAF nos últimos 44 meses, numa jornada extremamente proveitosa. “Cada encerramento de ciclo é um novo recomeço e eu sou muito grato. Tive a alegria de receber e visitar muitos de vocês nas nossas casas. Agradeço muito ao CDN, na pessoa do presidente Roberto Tadros, pela convivência nesse período. A experiência com o Bruno Quick e com o Carlos Melles também foi de extrema valia, pude extrair aprendizados”, afirmou Eduardo Diogo – que estendeu agradecimentos a toda a equipe do gabinete da DAF.

Após ouvir as considerações de diversos dirigentes estaduais, o presidente Cláudio Mendonça agradeceu a cooperação de todos e sinalizou o trabalho de receptivo e capacitação dos diretores que estão chegando, de forma a mostrar a responsabilidade de cada um dentro de instituição. “Espero continuar com todos aqui um relacionamento de amizade e de oportunidades. Nos ajudem a fortalecer a Abase e a mantermos esse alinhamento, sempre com foco nos pequenos negócios”, destacou. Cláudio fez ainda um agradecimento especial a Maristela França, atual diretora técnica do Sebrae/MS, que – segundo ele – sempre foi um alicerce da instituição.

Na sequência, Lauro de Veiga Santos, do Sebrae/AC, desejou que os colegas possam dar continuidade ao trabalho de excelência que temos feito, que muda a vida das pessoas. “A gente sai do Sebrae, mas o Sebrae não sai da gente”, disse. Lauro ainda citou uma proposta de metodologia para levar educação empreendedora para crianças especiais.

Já Eneida Oliveira, do Sebrae/MT, convocou os novos diretores a seguirem o propósito da instituição. “Precisamos mostrar para a população o que o Sebrae faz, seu papel nas políticas públicas e na qualidade dos negócios e na vida das comunidades”, alertou. “Aos que ficam, não esqueçam da pauta do empreendedorismo feminino. Essa pauta deve ser prioridade”, alertou Eliana Castro de Oliveira, titular do Conselho Fiscal.

Por fim, Albertino Leal Filho, do Sebrae/MA, homenageou os colegas com um poema de Fernando Sabino: “De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro”.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui