A agroindústria sustentável valoriza os recursos naturais e os ecossistemas da Amazônia e reconhece a preservação da floresta como uma oportunidade para aumentar a produtividade e longevidade para os negócios que adotam essas práticas. A série “O Futuro é Hoje”, que está sendo veiculada às segundas e quintas-feiras, no canal do Sebrae do YouTube e no Canal Empreender, apresenta – neste sexto e último episódio – o empreendedorismo que integra uma relação sustentável em toda a cadeia produtiva no bioma Amazônia.
Conduzida pelo eixo da sustentabilidade, a empreendedora e influenciadora Isabela Matte conversou com José Antônio Cardoso Fonseca, analista técnico do Sebrae/AM e especialista em meio ambiente. Ele explica que o Sebrae tem buscado empresas que tem um olhar diferenciado para a natureza e para os povos que vivem nela. “O Sebrae busca oferecer um apoio efetivo, qualificando a mão-de-obra, remunerando melhor aquele que explora os ativos da floresta e transformam esses ativos para o mercado”, explica Fonseca.
Franciel da Silva Santos, gerente de ordenha e do gado da Amazon Nat, conta a experiência de reduzir em 80% a área de pastagem e, mesmo assim, aumentar a produtividade, com o uso de tecnologia e consultoria técnica do Sebrae na agricultura e pecuária. Entre outras iniciativas que buscam preservar o meio ambiente, a Amazon Nat reaproveita a água da chuva para a limpeza dos galpões e capta o resíduo dos animais para a produção de biogás usado na caldeira do laticínio. Na ponta, o consumidor sabe que a Fazenda São José respeita toda a legislação ambiental e o conjunto das normas exigido.
Sustentabilidade está no DNA da Biozer Amazônia, conta Danniel Pinheiro, que é biólogo e diretor executivo desta fábrica de cosméticos veganos e medicamentos fitoterápicos. Segundo ele, o empreendimento já nasceu com o objetivo de realizar um extrativismo sustentável e promover o desenvolvimento da bioeconomia global. Na prática, a Biozer respeita a sazonalidade dos produtos e a sustentabilidade em toda a cadeia de produção. “O início da nossa cadeia começa no interior da floresta amazônica. Nós obedecemos a sazonalidade da matéria-prima, mantendo o equilíbrio conforme a disponibilidade dos recursos. Levamos a Amazônia com rastreabilidade e segurança Brasil afora”, celebra Danniel.
“As duas empresas estão completamente alinhadas com a tendência de futuro que é explorar a Amazônia com toda a riqueza que ela tem de pé, sem precisar desmatar nem derrubar a mata. Isso é um potencial de biodiversidade incrível de ser trabalhado. Isso não só dá longevidade para esses negócios, como preserva o meio ambiente para toda a sociedade e gera riqueza para as comunidades em torno de onde elas estão inseridas”, defende a cientista econômica e advogada especialista em inovação sustentável Andreia Marques Postal.
Sobre a série
A série “O Futuro é Hoje” é uma iniciativa do Sebrae que, ao longo do mês de dezembro de 2022, apresenta como os pequenos negócios podem oferecer soluções para as atuais demandas da sociedade. Cada episódio aborda um tema diferente sob a perspectiva do universo do empreendedorismo, com a participação de um time de especialistas e consultores do Sebrae, além de empreendedores renomados no mercado.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui