Imagem por @pedroignaciofotografia / freepik

Em 2022, o Governo Federal anunciou uma série de mudanças a serem implementadas em um dos principais documentos dos cidadãos brasileiros, o RG (Registro Geral). As novidades voltadas a carteira de identidade estão ficando disponíveis gradualmente, visto que pouco a pouco os estados estão adotando o novo formato. 

De início, alguns estados já se adiantaram e começaram a emitir a nova versão da carteira de identidade, sendo o Rio Grande do Sul o pioneiro que foi seguido por Goiás, Minas Gerais, Acre, Paraná e Piauí. Aliás, ao que tudo indica, essa lista irá aumentar  a partir de janeiro do próximo ano. 

No mês seguinte o novo documento passará a ser emitido nas seguintes Unidades Federativas: Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso e Distrito Federal. Com isso, logo no início do próximo ano, teremos ao todo 11 estados operando com modelo atualizado do RG. Lembrando que o prazo limite para adotar todas as mudanças seguem apenas até março de 2023, ou seja, até lá todos os estados devem estar em acordo com o estabelecido pelo governo em relação ao tema. 

Novo RG: O que muda?

Em primeiro lugar, o popular nome “RG” não será mais adotado, visto que oficialmente, agora, o documento será chamado de CIN, sigla para Carteira de Identidade Nacional. De modo breve, a alteração da nomenclatura está atrelada a novidade destaque trazida pela nova versão, o uso do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como único registro. 

Em outras palavras, a nova versão do documento virá apenas com os 11 dígitos referentes ao CPF, dispensando a numeração do RG. A medida foi implementada com o objetivo de unificar a identidade para todo território nacional, visto que antes era possível emitir um RG em cada estado brasileiro, abrindo margem para fraudes e falsificações. 

No entanto, esta não é a única novidade presente na CIN, dado que o novo documento conta com diversas atualizações em comparação à versão antiga. As alterações envolvem desde um novo visual até mecanismos que viabilizam uma maior segurança para o titular. Veja algumas das principais mudanças: 

  • Novo design com o verde e o amarelo como cores predominantes; 
  • Adoção do código de padrão internacional MRZ (mesmo usado em passaportes); 
  • Presença do fator RH e grupo sanguíneo; 
  • Indicador de doador de órgão; 
  • Biometria obrigatória; 
  • RG digital acessado por app no celular. 

Nova validade

Por fim, vale lembrar que neste ano também ficaram estabelecidos novos prazos para renovar o RG. Em suma, quando for necessário realizar a troca do documento, estarão valendo os seguintes prazos de validade: 

O post Novo RG estará disponível nestes 5 estados em janeiro apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui