Nos últimos anos a legislação de trânsito passou por algumas mudanças e algumas normas que entraram em vigor. No entanto, muitas pessoas desconhecem as novas regras. Uma delas diz respeito ao sinal ou semáforo vermelho.
A Lei 14.071/2020 que alterou a regra entrou em vigor no dia 12 de abril de 2021 que liberou uma manobra específica. Porém, para isso, é preciso que o local esteja sinalizado corretamente para evitar multas.
Muitos motoristas desconhecem essa nova regra, o que pode causar algumas inconveniências no trânsito, o que pode atrapalhar a passagem de motoristas que já se atualizaram com a mudança.
Leia Também: Saques de R$ 3 mil do FGTS já estão disponíveis. Veja como fazer!
Regra do Semáforo
De acordo com a Lei 14.071/2020 “é livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão”. Ou seja, os motoristas podem virar à direita mesmo que o sinal esteja vermelho para a passagem.
Neste caso, será necessário que o sinal ou semáforo tenha uma placa indicando “livre à direita”. Não havendo esse aviso, a conversão permanece sendo proibida. Poucos municípios aderiram às mudanças e colocaram a sinalização necessária, após a nova regra entrar em vigor.
Desrespeito pode gerar multas
Muitos motoristas vem desrespeitando a nova regra, mesmo com a presença da placa, porque não conhecem a regra. Isso significa que quando o sinal fecha, os condutores continuam parando na faixa da direita, impedindo que outros motoristas façam a manobra.
Além disso, o texto ainda reforça que a preferência dos pedestres deve ser respeitada. Desse modo, caso tenha alguma pessoa realizando a passagem na faixa, é necessário que o motorista aguarde para fazer a conversão.
O motorista precisa ficar atento, isso porque a conversão à direita com o sinal vermelho vale somente para os locais sinalizados, sendo que furar o sinal fechado ainda continua sendo uma infração de trânsito.
Motorista que avançar o sinal amarelo pode ser multado?
Muitos motoristas têm o hábito de avançar o sinal por vários motivos. Porém, quem tem esse tipo de comportamento está cometendo uma infração. Avançar o sinal de trânsito, lidera o número de autuações na maioria das cidades do país.
Quando o motorista ignora o sinal, pode provocar muitos acidentes, principalmente em vias urbanas que se cruzam.
A regra do CTB é bem clara, ultrapassar o farol vermelho é infração gravíssima, soma 7 pontos à CNH do condutor e ainda gera multa no valor de R$ 293,47, fora os possíveis prejuízos causados por acidentes.
Leia Também: O que é DOI, quem precisa apresentar e qual a função dessa obrigação?
Para aqueles que gostam de avançar o sinal amarelo por achar que ele não serve para nada, precisa ter mais conhecimento na regra de trânsito. O sinal amarelo indica o término do direito de passagem do veículo, conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica. A luz amarela é o aviso que você precisa parar o veículo.
Sinal amarelo: Significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também.
Porém, quem avançar o sinal amarelo não será multado, já que o Código Brasileiro de Trânsito não contém nenhum artigo que diga que o condutor esteja cometendo uma infração ao avançar o semáforo amarelo.
O post Nova regra do semáforo vermelho já está valendo no país apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui