O homem é fascinado pelo o que acontece no universo. Um eclipse faz todo mundo olhar para o céu por vários minutos. Se você gosta de contemplar esses fenômenos, saiba que em 2023 haverá 12 chuvas de meteoros, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares. Para completar, haverá também superluas e até uma lua azul.

Leia Também: Planejamento: Tebet assume pasta e diz que pobres terão prioridade no Orçamento

Fenômeno no céu

Este ano, vão acontecer 2 eclipses solares (quando a lua impede toda a luz do sol), isso vai ocorrer em 20 de abril. Outro será o lunar, no dia 14 de outubro, o sol formará um anel ao redor da sombra da lua.

Mas quem gosta desses momentos, deve lembrar que eles só podem ser observados com um filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol.

O eclipse total, não será visto no Brasil, somente alguns países da Ásia e Oceania terão a oportunidade de contemplar esse fenômeno.

Mas calma, o anular poderá ser visto pelos brasileiros. As cidades como:

  • Natal (RN); 
  • João Pessoa (PB);
  • Juazeiro do Norte (CE); 
  • São Félix do Xingu (PA)

Serão os privilegiados em poder observar o “anel de fogo” ao redor da Lua criado pelo nosso Sol.

Agora, se você mora no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, vai poder no dia 14 de outubro observar, às 15 horas,  o sol perdendo um pouco a “sua majestade” pela lua.

Isso acontece porque um eclipse solar parcial sempre acompanha um eclipse solar anular.

Entenda o fenômeno

O eclipse solar ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol. O eclipse lunar ocorre quando a Terra está entre a Lua e o Sol, ou seja, no momento em que a Lua penetra na sombra da Terra.

Veja os tipos de eclipses que existem

Eclipse Total: ocorre quando o Sol fica totalmente encoberto pela Lua, bloqueando toda a luz solar. Você sabia que um eclipse total do sol demora cerca de 400 anos para se repetir num mesmo lugar do nosso planeta?

Eclipse Parcial: ocorre quando apenas uma parte do Sol fica encoberta pela Lua, bloqueando parcialmente a luminosidade do Sol.

Eclipse Anular ou Anelar: ocorre porque o diâmetro angular da Lua é menor que o diâmetro do Sol, de forma que o satélite (Lua) consegue cobrir apenas o centro do disco solar, formando um anel brilhante.

Eclipse Híbrido: nesse caso, dependendo do local em que é observado, o eclipse pode ser anelar ou total.

Leia Também: Lula toma importante decisão sobre o preço dos combustíveis

Vênus e Saturno

neste mês, no dia 22, vai acontecer a Conjunção de Vênus e Saturno (Vênus passará perto de Saturno no céu. No ponto mais próximo um do outro, os planetas estarão separados por 0,34 graus).

E no dia 30, haverá o alongamento máximo ocidental de Mercúrio; período ideal para observar o planeta, que estará no seu ponto de maior distância do Sol durante o céu da madrugada/início da manhã).

O post Astronomia: quando haverá eclipses e superluas em 2023? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui