Imagem: freepik / editado por Jornal Contábil

Muitas vezes você se depara com situações que não consegue concordar. Casos de violência doméstica e outros tipos de violência que mexem com qualquer pessoa. O cidadão tem como participar de forma ativa no combate à violência, usando o serviço do Disque Denúncia. Tratam-se de ligações anônimas, resguardando o sigilo de quem fez a denúncia. 

Infelizmente o número de violência em nosso país só vem crescendo, as grandes cidades são as que mais sofrem. Os municípios, estados, governo federal e as forças de segurança pública são os responsáveis em combater esse tipo de crime. No entanto, também é dever do cidadão denunciar os delitos que são cometidos.

Uma denúncia sua pode ajudar as polícias a avançar nas linhas de investigação e atuar, de forma preventiva ou combativa, nos diferentes frentes de redução da violência. E existe uma maneira bem fácil de você colaborar com as autoridades do país. Usando o serviço de Disque Denúncia. 

A pessoa não precisa ficar preocupada, pois isso pode ser feito de forma anônima, sem precisar se identificar ao longo da ligação. O sigilo é totalmente resguardado.

Leia Também: O que fazer quando você perde a senha do Caixa Tem?

Denúncia anônima

Quando a pessoa tem conhecimento de algum delito ou está suspeitando de que um crime poderá acontecer, pode ligar para o Disque denúncia de forma anônima. O número geralmente é o mesmo nos estados, bastando ligar para 181, no entanto, em algumas regiões poderá variar. Para saber o número do Disque Denúncia do seu Estado, basta fazer uma consulta nas Secretarias de Segurança Pública, por exemplo, presencial ou pela Internet.

Em alguns estados é possível denunciar a partir do Disque Denúncia:

  • Tráfico de drogas;
  • Violência contra a mulher ou idoso;
  • Maltrato de menores;
  • Furtos e roubos;
  • Crimes ambientais;
  • Corrupção;
  • Maltrato cometido aos animais e etc.

Quem denuncia não precisa se identificar

Você que vai fazer a denúncia, não precisa se identificar, mas é preciso ter um bom conhecimento da informação que vai fornecer referente ao delito e seus possíveis autores ou vítimas, tornando mais fácil o trabalho de inteligência das Polícias.

Durante uma chamada é preciso que você indique alguns detalhes como:

  • Que tipo de crime se trata,
  • Em que lugar ocorreu ou ocorrerá,
  • Nomes dos envolvidos ou vítimas,
  • Onde é possível encontrar os autores, etc.

Quando você liga para o Disque Denúncia do seu Estado, que pode ser o 181 ou outro número, será gerado um protocolo que vai ser repassado à Polícia Militar, Civil ou aos Bombeiros, dependendo do teor do relato, para posterior comprovação e investigação. 

Lembrando que o Disque Denúncia não pode ser usado para situações de emergência, já que, nesses casos, não há envio imediato de efetivo ou viatura. Para casos assim, o cidadão deve continuar recorrendo ao 190, 193 ou 197.

Leia Também: Relação entre o Profissional da Contabilidade e o Dever com a Sociedade

Seguimento da denúncia

Quando você liga para o Disque Denúncia, recebe uma senha para poder acompanhar o andamento da denúncia feita. Neste caso, é possível ver a evolução da tramitação e, inclusive, completar o seu relato inicial com novas informações.

Quando a sua denúncia anônima tem uma consistência, ela pode ser investigada de forma prioritária pelas delegacias. Para isso, é necessário que você faça um detalhamento bom sobre os fatos, como por exemplo, físicos e vestimentas dos possíveis autores, até detalhes da rotina dos envolvidos que, aparentemente, não têm importância.

O post Como fazer uma denúncia anônima? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui