Pagar fornecedores com cartão de crédito é uma forma cara de financiamento, mas é a preferida entre os pequenos empreendedores, revela o estudo do Sebrae sobre fontes de financiamento procuradas por empreendedores. Divulgada em 17/01, o levantamento mostra que o cartão de crédito é usado por pouco mais de um terço (34%) dos entrevistados, sendo a modalidade mais usada de financiamento pelos MPE (micro e pequenos empresários).
A escolha pela modalidade de financiamento tem a ver com o perfil dos novos MEIs (microempresários individuais), avalia Carlos Melles, presidente do Sebrae. “A explosão de novos MEI criados no Brasil (5,2 milhões nos últimos dois anos) fortaleceu essas escolhas. O MEI tem, tradicionalmente, menor relação com os bancos e tende a buscar saídas mais rápidas e menos burocráticas.”
Seja por falta de interesse ou condições, os dados da pesquisa indicam que os novos MEI preferem evitar relacionamento bancário e deixam de recorrer aos empréstimos tradicionais, mesmo que, para isso, tenham que acessar fontes mais caras de dinheiro (como os cartões de crédito), acrescenta Melles.
Financiamento bancário em desuso
Na edição mais recente do levantamento do Sebrae, o cartão de crédito foi a que mais ganhou espaço nos últimos anos entre os pesquisados MPE. As principais fontes de financiamento são:
– Cartão de crédito (34%);
– Pagamento de fornecedores a prazo (16%);
– Empréstimo de amigos e parentes (9%);
– Cheque especial (9%)
Comparando com edições anteriores do estudo, o pagamento de fornecedores a prazo era a forma preferida em 2015, com 67% de preferência. Ainda nesse ano, o cheque pré-datado era a segunda opção, com 46% das escolhas. Hoje, representa apenas 4% da preferência dos entrevistados.
Outro dado que corrobora a tendência dos novos MEI de evitar relacionamento bancário foi o crescimento da escolha pelo empréstimo de dinheiro junto a amigos e parentes. Essa opção, que aparece na terceira colocação entre as principais alternativas de financiamento no estudo atual, nem era cogitada em edições anteriores.
Cartão e empréstimos
Detalhando ainda mais o perfil dos empresários que disseram recorrer ao cartão de crédito, verifica-se que 36% são MEI, 29% ME (microempresários) e 27% são EPP (empresas de pequeno porte).
Do universo de empreendedores que optam pagamento de fornecedores a prazo, foi apurado que 14% são MEI, 21% representam os ME e 15% eram formados por EPPs.
O post <strong>Caro, mas menos burocrático: cartão de crédito é a forma preferida dos MEI para pagar fornecedores, revela Sebrae</strong> apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui