Foto: Tania Rego / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou em Buenos Aires neste domingo (22), com objetivo de reconstruir pontes na América Latina.

Nesta segunda-feira (23), além de se encontrar com o presidente argentino, Alberto Fernández, Lula tem encontro marcado com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e com a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

De acordo com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, em entrevista à CNN, Lula tem grande interesse, em retomar essa parceria, se referindo a nossa vizinha Venezuela.

Segundo Pimenta, a Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, e é um país riquíssimo em fertilizantes, e conta com muitas riquezas naturais, e tudo isso é de interesse do Brasil.

Leia Também: Brasil/EUA: Lula se encontrará com Biden em 10 de fevereiro

Moeda sul-americana comum

Neste domingo (22), foi publicado no diário argentino Perfil, um artigo assinado por Lula e pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, confirmando a intenção de criar uma moeda comum sul-americana para transações comerciais e financeiras.

O texto, afirma que ambos presidentes, pretendem “quebrar as barreiras em nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais”.

O artigo também cita que a moeda sul-americana comum poderá ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, desta forma irá reduzir custos operacionais e consequentemente a vulnerabilidade externa também será menor.

Os presidentes condenaram o extremismo antidemocrático e também a violência política, se referindo aos ataques, a sede dos três poderes, em Brasília.

Eles afirmam que “os laços entre Argentina e Brasil se sustentam na consolidação da paz e da democracia”, o texto frisa que ambos desejam que a democracia prevaleça para sempre, “Ditadura nunca mais.”

O encontro também resultará na assinatura de um acordo de integração econômica e energética, a expectativa é de que a viajem de Lula a Argentina e do Uruguai, esclareça a perspectiva de quando e como será possível destravar o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia.

Leia Também: Governo nomeia 878 novos soldados à Polícia Militar do Estado de São Paulo

Próximas Viagens de Lula

A viagem de Lula à Argentina é sua primeira como chefe de Estado. Na terça (24), o Lula participará da Cúpula da CELAC (Comunidade dos Estados Latino-americanos e do Caribe).

Lula terminará sua viagem aos países vizinhos, no Uruguai, onde o presidente brasileiro se encontrará com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou, e visitará o sítio onde mora o ex-presidente Pepe Mujica.

No dia 10 de fevereiro, Lula se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ele deve ser recebido na Casa Branca em Washington, D.C, sede do governo dos Estados Unidos.

Lula também planeja viajar para China e Portugal nos próximos meses. As datas ainda não foram confirmadas.

O post Agenda presidencial: Lula se encontrará com Fernández, Maduro, Diaz-Canel e Kirchner nesta segunda apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui